Procissões e celebrações do dia de Nossa Senhora de Fátima
11/05/2022

“Bem-aventurada Maria Virgem de Fátima (…) Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção, pelos pequenos e pelos pobres, pelos excluídos e pelos sofredores, pelos pecadores e pelos dispersos de coração: reúne a todos sob a tua proteção e entrega-os ao teu Filho amado, o Senhor nosso, Jesus.”

Nesta sexta-feira, dia 13, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora de Fátima, data escolhida pela primeira aparição da Virgem Maria a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta. Na Arquidiocese a data será celebrada com missas e procissões pelas paróquias dedicadas a Santa, no Bairro de Fátima e no Distrito de Icoaraci.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167 – Bairro de Fátima), a festividade tem como tema “Maria, Mãe da esperança e saúde dos enfermos”.  Nesta quinta-feira (12) terá a Procissão das Velas, que ganhará as ruas da capital com participação dos devotos de Nossa Senhora de Fátima.

A procissão este ano contará com uma novidade: uma ala com participação especial dos profissionais de saúde e dos devotos que foram curados da Covid-19.

O Cônego Silvio Trindade, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, convida todos os profissionais de Saúde para participarem da procissão. “Convindo todos os profissionais de saúde para a Procissão das Velas no dia 12, temos uma ala especial em frente ao carro de Nossa Senhora. Venha  traga sua vela, seu jaleco e uma rosa branca” Cônego Silvio Trindade.

A Procissão Luminosa está prevista para iniciar e finalizar na Praça da paróquia, logo após a Santa Missa das 17h30, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O trajeto: Saída da praça da paróquia, na Av. Duque de Caxias, seguindo pela Rua Antônio Barreto, Av. Alcindo Cacela, Rua Domingos Marreiros, Tv. Castelo Branco, José Malcher e José Bonifácio até a Paróquia Fátima

Observação: Terá credenciamento da imprensa  para procissão das velas pelo Link: Credenciamento Fátima 2022

Na sexta-feira (13) dia da Nossa Senhora de Fátima, serão celebrados os 105 anos da aparição de Nossa Senhora e o 55° aniversário de criação da paróquia. A programação do dia começa às 6h30, com Missa Solene, presidida pelo Padre Adalberto Brandão, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Icoaraci, após a missa sairá a Carreata com a imagem de Nossa Senhora de Fátima para Paróquia dedicada a santa em Icoaraci.

Ao longo do dia a paróquia ficará aberta à visitação e celebrações. Às 8h30 haverá Missa Solene, presidida pelo vigário, Padre Paulo Falcão. Já, às 10h, terá a oração do Santo Rosário. em seguida, às 12h, Solenidade de Coroação da Imagem de Nossa Senhora, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

A tarde haverá novena às 16h30, seguida de missa presidida pelo Padre Augusto Bonazi, Pároco da Paróquia Transfiguração do Senhor. Às 18h30 a Missa Solene será presidida pelo Cônego Silvio Trindade.

A Festividade segue até o dia 15,  diariamente com novena às 11h30 e 18h, celebração de missa às 18h30 seguida de programação cultural. Ainda terá a Carreata para paróquia de Fátima – Icoaraci no dia 13 e a procissão do Adeus no desfecho da festividade, no dia 15.  A programação terá transmissão pelas redes sociais da paróquia: Instagram, Facebook e Youtube @santuariodefatimabelempa.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Oito de Maio, 49 – Campina, Icoaraci),  a festividade tem como tema: “Cristo Ressuscitado: centro da vida e da missão da Igreja”. No sexta-feira(13) dia de Nossa Senhora de Fátima , a programação começa às 6h30, com missa e carreata na Paróquia de Fátima, no bairro de Fátima.

Após a chegada da Carreata na matriz paroquial em Icoaraci terá Missa Solene presidida pelo Cônego Silvio Trindade, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (bairro de Fátima).

Em Icoaraci, a Procissão Luminosa é realizada no dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, após a missa das 18h, presidida pelo Padre Agostinho Cruz, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci) de onde sairá a procissão com destino a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Na chegada da procissão na Igreja de Fátima, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a missa de encerramento da Festividade

A festividade será realizada até o dia 13 de maio, com terço da alvorada às 6h30, adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18h, novena em honra a Nossa Senhora de Fátima, às 19h, missa sempre às 19h30 e Arraia com venda de comidas típicas (a renda será destinada a reforma da paróquia) e programação cultural a partir das 20h30. Toda programação será transmitida pelas redes sociais das paróquias (https://www.facebook.com/pascomfat)

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Andrew Pinheiro – 98114-4397 (Fátima: Antônio Barreto)  Credenciamento da imprensa para procissão das velas: Credenciamento Fátima 2022