Área Missionária Ascensão do Senhor festeja sua primeira festividade
25/05/2022

De 25 a 29 de maio uma programação litúrgica e cultural marca a primeira festividade da Área Missionária Ascensão do Senhor, localizada no Icuí-Guajará, em Ananindeua.

40 dias após a solenidade da Páscoa celebramos a Ascensão do Senhor. Na Arquidiocese de Belém uma nova área missionária foi criada em dezembro do ano passado com o título desta solenidade celebrada no 7º Domingo da Páscoa. Na primeira festividade a Área Missionária Ascensão do Senhor, que tem a frente Padre Leonardo Monteiro, oferece uma programação de cinco dias festivos para convidar os fiéis a refletirem com os olhos voltados para céu e os corações ao alto.

Na abertura dos festejos, dia 25, a Missa Solene será presidida pelo vigário da Região Episcopal São Vicente de Paulo, Pe Ivan Conceição, às 19h. A celebração marca a Noite do Clero na festividade. No segundo dia, a programação é dedicada a Adoração ao Santíssimo Sacramento até, às 18h, seguida da Santa Missa, às 19h, presidida pelo Bispo de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Tavares, com a presença dos dizimistas, benfeitores e patrocinadores da festa.

A festividade segue na sexta-feira, dia 27, com a Romaria das Escolas, às 9h, reunindo alunos e professores de escolas do bairro. Durante a noite, às 19h, a Santa Missa será em Ação de Graças pelo aniversário sacerdotal do Padre Ailton Melo, pároco da paróquia de São José Operário, da qual a Ascensão do Senhor era comunidade. Depois a comunidade é convidada a participar de um Baile da Saudade na programação cultural. No sábado, dia 28, de 8h às 12h, ocorrerá a Romaria dos Enfermos, com a presença do Padre Leonardo Monteiro e unção para enfermos e idosos. A noite, às 19h, a celebração será dedicada a Juventude, com Santa Missa presidida pelo padre Paulo João, pároco da paróquia de Santa Teresa de Calcutá. Na programação cultural haverá noite paraense com comidas típicas, apresentação das Rainhas da Festividade e música da Banda Xeiro Verde.

O último dia festivo será marcado pela presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, às 7h30, com Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A programação segue com o Domingo da Família, repleto de sorteio de prêmios, bingo e apresentação das Rainhas da Festividade. A Santa Missa Solene de Encerramento da festividade será, às 17h, presidida pelo Padre Leonardo Monteiro. A programação cultural encerra com o DJ Silvio Louvor, Amanda de Paula e concerto da Associação Filantrópica Icuí Solidário – AFIS.

A programação litúrgica e cultural ocorre na Capela da Área Missionária localizada no Conj Uirapuru, Quadra 36, SN 04, no Icuí-Guajará, em Ananindeua.

Por : Padre Leonardo Monteiro.