“A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). Este é o tema da terceira Jornada Mundial dos Pobres (a ser realizada em novembro de 2019), e a Arquidiocese de Belém, através das Cáritas Belém, promove itinerário formativo no período de 13 a 15 de setembro, em preparação para a terceira Jornada Mundial dos Pobres. O lançamento será na próxima sexta-feira (13), às 18h, na Basílica Nossa Senhora de Nazaré, com santa missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e demais sacerdotes.

Como parte da programação, após a missa da sexta-feira (13), haverá mesa-redonda, onde toda sociedade é convidada para participar do debate acerca da temática da Jornada Mundial dos Pobres: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9,19).

O evento terá algumas falas, entre elas a do Arcebispo de Belém, Dom Alberto, que abordará “O Sentido do Dia Mundial dos Pobres”; Karla Tancredi, “Dignidade Humana Ferida”; Dom Antônio de Assis, “Jesus Cristo e os Pobres”; Cônego Valdin Silva, “A Arquidiocese de Belém e os Pobres”; André Ribeiro, “A necessidade da ação conjunta como resposta da sociedade”. Ao final, haverá interação com os expositores, benção final e coquetel.

Já no sábado (14), as oito Regiões Episcopais também participam dos debates sobre a Jornada. Cada Região vai escolher uma paróquia para a realização do evento. Com isso, no domingo (15), após a missa das 7h, a igreja responsável é convidada a promover o diálogo com a comunidade do entorno, visando divulgar e conscientizar sobre o dia e a realização da Jornada Mundial dos Pobres, na Arquidiocese de Belém.

De acordo com o Diácono Raimundo Nonato, presidente da Cáritas Belém e membro da comissão organizadora do evento, esse processo faz parte da formação sobre a dimensão da pobreza. “Todas pastorais vão trabalhar em conjunto, como por exemplo, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática com Cristo, Terço dos Homens e demais pastorais e religiosos vão debater a temática da Jornada”.

Jornada Mundial dos Pobres

Na conclusão do Ano Santo da Misericórdia, em 2016, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, um tempo dedicado a chamar todos os cristãos a ajudar os mais pobres e a compreender a dimensão da pobreza. Dessa forma, oferecer aos que mais sofrem injustiça e precariedade, o acolhimento e dignidade para resgatar a condição humana.

A mensagem do Papa Francisco, para a terceira edição da Jornada, expõe situações vividas recentemente, que incluem, crianças e idosos, obrigadas a deixar a sua cidade ou país em busca de melhores condições de vida. “Todos os dias encontramos famílias obrigadas a deixar a sua terra à procura de formas de subsistência noutro lugar; órfãos que perderam os pais ou foram violentamente separados deles para uma exploração brutal; jovens em busca duma realização profissional, cujo acesso lhes é impedido por míopes políticas econômicas.”, frisa Papa Francisco, em mensagem para Jornada Mundial dos Pobres 2019.|Leia a mensagem na íntegra

De acordo com a Cáritas a vivência da Jornada Mundial dos Pobres objetiva provocar mudança de mentalidades para proporcionar evidente o anúncio do Reino de Deus aos mais necessitados. Neste sentido, a Arquidiocese de Belém promove, no período de dois meses, ações formativas nos territórios paroquiais. A culminância destas atividades ocorrerá em 17 de novembro, Dia Mundial do Pobres, com santa missa celebrativa de encerramento na Catedral de Belém, e ação social à comunidade do entorno da Capital.

Sobre o início das atividades em preparação da Jornada, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Correia, descreve a relevância do evento, “Nossa Igreja de Belém quer celebrar o Terceiro Dia Mundial dos Pobres com respeito profundo pelo Senhor, que está presente especialmente nos mais sofredores e excluídos da Sociedade. O Senhor Jesus nos conceda a graça de ir ao encontro, de forma inteligente e amorosa, de todas as mais candentes situações sociais de carência existentes no meio de nós.”.

Conheça os trabalhos da Igreja Católica com os mais necessitados

PROGRAMAÇÃO DIA 13 DE SETEMBRO

18h – Missa na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré – Presidida por Dom Alberto Taveira

Mesa Redonda – Após a missa