A Identidade e a Missão

de Maria na História da Salvação

A Arquidiocese de Belém do Pará por meio da Faculdade Católica de Belém está promovendo o Simpósio Internacional de Mariologia, com tema “A identidade e a Missão de Maria na História da Salvação”, de 19 a 21 de setembro.

O evento acontece como parte das comemorações do Ano Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Também se se celebram os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Serão três dias de conferências com palestrantes italianos, alemães e brasileiros, de universidades e faculdades católicas acentuadas no mundo inteiro. Ao final de cada dia haverá mesas redondas e celebrações Santa Missa.

19 SETEMBRO

Solenidade de Abertura

Dom Alberto Taveira Corrêa (Grão-Chanceler)
Cônego Vladian Silva Alves (Diretor Geral da Faculdade)

A Grandeza Teológico-cultural da Figura de Maria
Prof. Dr. Padre Clodovis Boff (PUC/PR)

Maria à Luz dos Sermões de São Bernardo de Claraval
Prof. Dr. Padre João Paulo de Mendonça Dantas (FTL / Suíça – Católica de Belém)

Maria à Luz da Teologia de H. U, Von Balthasar
Prof. Dr. Frei Sílvio de Almeida (Católica de Belém)

18h30 Missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

20 SETEMBRO

São João Paulo II e Fátima
Prof. Dr. Padre Manfred Houke (FTL / Suíça)

Maria nos Padres da Igreja do Ocidente
Prof. Dr. Dom Vital Corbellini (Bispo de Marabá-PA / Católica de Belém)

Reflexão Teológico-Pastoral Sobre o Círio de Nazaré
Prof. Ms. Wiremberg da Silva (Católica de Belém)

19h Missa na Catedral Metropolitana de Belém

21 SETEMBRO

A Mensagem de Fátima no Centenário das Aparições
Profª. Dra. Carla Espagnet (PUSC – Roma)

Maria nos Padres da Igreja do Oriente
Profª. Dra. Maria Rodica Tutas (Faculdade de Teologia de Brasília – Instituto São Boaventura – DF)

Maria, Mãe da Igreja no Concílio Vaticnao II em Paulo VI
Dom Murilo Krieger (Vice-Presidente da CNBB – Arcebispo de Salvador – BA)

18h Missa na Basílica Nossa Senhora de Nazaré

PALESTRANTES
DOM MURILO KRIEGER
Depois de estudar Filosofia e Teologia, frequentou cursos de espiritualidade na Universidades Pontifícias de Roma (1980). Foi Bispo Auxiliar de Florianópolis, Bispo de Ponta Grossa, Arcebispo de Maringá e de Florianópolis. Atualmente, é Arcebispo de Salvador e Vice-Presidente da CNBB. Autor de diversos livros e artigos de teologia.
PADRE MANFRED HAUKE
Depois do Doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade de Munique (Alemanha), obteve em 1991 a Habilitação em Teologia pela Universidade de Augsburg (Alemanha). Desde 1993, ensina Teologia na Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). É membro da Pontifícia Academia Mariana Internacional e Presidente da Sociedade Alemã de Mariologia. Autor de diversos livros e artigos de teologia.
PADRE JOÃO PAULO DE MENDONÇA DANTAS
Depois do Mestrado e do Doutorado, obteve a Habilitação em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (2014) com uma Tese sobre o Espírito Santo, alma da Igreja, na Eclesiologia contemporânea. Ensinou teologia na Faculdade Católica de Fortaleza. Atualmente, é professor de Teologia da Faculdade Católica de Belém e da Faculdade de Teologia de Lugano. Autor de diversos livros e artigos de teologia.
FREI SÍLVIO DE ALMEIDA
Depois do Mestrado, obteve o Doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana (Roma), com uma tese sobre H. U. Von Balthasar. Desde 2015, ensina Teologia na Faculdade Católica de Belém.
DOM VITAL CORBELLINI
Obteve o Mestrado e o Doutorado em Teologia pelo Instituto Patrístico Augustinianum (Roma). Fez um pós-doutorado em História da Igreja Antiga pela Universidade Gregoriana (Roma). Lecionou Patrística e História da Igreja Antiga na PUC-RS. Bispo de Marabá (Pará).
PADRE CLODOVIS BOFF
Obteve o Doutorado em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Foi professor de PUC-RJ, do Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis-RJ), da Pontifícia Faculdade Marianum (Roma) e da PUC-PR. Autor consagrado de diversos livros e artigos de teologia.
CARLA R. ESPAGNET
Formou-se em Letras Modernas pela Universidade de Bologna em 1984. Em 1993, obteve o Doutorado em Teologia pelo Instituto João Paulo II ligado à Universidade Lateranense. Desde 2003, ensina Teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma), onde atualmente é a encarregada do curso de Mariologia. Autora de diversos livros e artigos de teologia.
MARIA RODICA TUTAS
Obteve o doutorado em Ciências Eclesiásticas Orientais pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma (2010). Atualmente, é pós-doutoranda de Arte Sacra pela FAJE (Belo Horizonte). Ensina diversas disciplinas teológicas na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e em outros dois institutos de teologia de Brasília. Autora de vários livros e artigos de teologia.
PADRE WIREMBERG DA SILVA
Licenciado em Pedagogia e Administração Escolar, Bacharel em Teologia, graduado em Ciências da Religião e Teologia Catequética. Está concluindo o mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, com uma dissertação sobre o Círio de Nazaré.
REALIZAÇÃO