“Santo mártir defensor da Igreja”
Na próxima segunda-feira (20), a Igreja Católica celebra São Sebastião, Santo mártir se tornou defensor da Igreja. Em comemoração a festa do santo, a Paróquia de São Sebastião promove festa de seu padroeiro, juntamente com a celebração de 85 anos de criação da Igreja.
As celebrações do dia iniciam logo cedo, a primeira, às 7h, presidida pelo Padre Edmir José da Silva, a segunda missa será às 9h, conduzida pelo Padre Francisco das Chagas Souza. E no final da tarde, os fiéis se reúnem, às 17h, para a tradicional procissão de São Sebastião. A concentração e início será no It Center da Lomas Valentina e passará pela Rua Antônio Everdosa e Alferes Costa. Na chegada da procissão, às 19h, haverá Missa Solene em dedicação ao São Sebastião, presidida pelo pároco Padre Pedro Diocrésio Francisco.
A festividade iniciou no dia 11 e segue até a próxima segunda (20), este ano como tema “São Sebastião, ajudai-nos a valorizar a vida”. Durante o período foram realizadas celebrações, programação cultural, jantar do padroeiro, arraial, café da manhã, sorteios e apresentação de bandas locais.
Santa Bárbara
Também no município de Santa Bárbara, 40 km da Capital Paraense, a Paróquia de Santa Bárbara realiza a 89° edição do Círio de São Sebastião, este ano sob o tema “Com São Sebastião caminhemos juntos na evangelização pela Amazônia”. No domingo (19), haverá missa de saída da procissão do Círio, às 7h30, presidida pelo Padre Francimar Ferreira Lopes. À noite, 19h30, missa presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. No último dia da festa, segunda-feira (20), às 19h30, a celebração eucarística será presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa.
São Sebastião
Santo mártir se tornou defensor da Igreja quando soldado, capitão e apóstolo dos compressores daqueles que foram presos na época. São Sebastião nasceu em Nabonne, na Itália, e desde muito jovem era conhecido como generoso e homem que se doava ao serviço e defensor da verdade. No império de Diocleciano a Igreja/cristãos eram perseguidos, pelo fato de o imperador adorar deuses. Já o Povo de Deus adorava a Santíssima Trindade. Quando o imperador descobriu que São Sebastião testemunhava o amor de Deus, mandou prendê-lo em um tronco, onde várias flechas o atingiram. No ano de 288 foi martirizado.
TRAJETO Paróquia São Sebastião (Sacramenta): A procissão do Padroeiro sairá do It Center da Lomas Valentina e passará pela Rua Antônio Everdosa e Alferes Costa. |
Festividade São Sebastião (11 a 20/01/2020) – Sacramenta – Belém “São Sebastião, ajudai-nos a valorizar a vida”
PROGRAMAÇÃO 17/01 (Sexta-feira) Tema: Jesus Cristo, Filho de Deus (Jo 1, 29-34) 20/01(Segunda-feira) 09h – Missa: Pe. Francisco das Chagas Souza Nunes 12h – Novena em honra a São Sebastião – Pe. Pedro e Diác. Francisco 17h – Procissão saindo do It Center, Lomas Valentina, Ant. Everdosa, Alf. Costa, Igreja. 19h – Missa: Pe. Pedro, auxiliados pelos Diáconos Jaime, Ismael e Francisco. |