Como se organiza um sínodo Arquidiocesano?

Existe um documento chamado “Instrução sobre os Sínodos Diocesanos” emanado das Congregações para os Bispos e para a Evangelização dos Povos que orienta os bispos e arcebispos sobre este assunto. É claro que para ser verdadeiramente fecundo para o crescimento da comunidade arquidiocesana, o Sínodo deve ser muito bem preparado em todas as suas fases. É por isso que uma das primeiras orientações da citada “Instrução” é dizer que o arcebispo, ao convocar o sínodo arquidiocesano, deve “constituir logo a seguir uma comissão preparatória” (ISD III, B, n. 1). Dom Alberto já realizou ambas as coisas: a convocação do sínodo arquidiocesano e a constituição da comissão preparatória.

Os membros da comissão preparatória são escolhidos entre sacerdotes e fiéis, procurando espelhar, na medida do possível, a variedade dos carismas e ministérios do Povo de Deus presente na Arquidiocese. Esta comissão tem a função principal de coordenar as atividades todas que envolvem o caminho sinodal. Daí ser designada também como “Coordenação central” do Sínodo Arquidiocesano. Suas funções principais são:

1. I) ajudar o Bispo na organização e na oferta dos subsídios para a preparação do Sínodo;
  2. II) ajudar na elaboração do regimento;
  3. III) ajudar na determinação das questões que devem ser propostas para as discussões sinodais;
  4. IV) ajudar na nomeação dos membros do Sínodo.

As reuniões da comissão preparatória serão presididas pelo próprio arcebispo ou, em caso de impedimento, por um seu delegado. Dom Antonio, o bispo auxiliar, foi nomeado para esta função. E, dentre os membros da “coordenação central”, foram distribuídos os vários serviços necessários para a realização do sínodo. Foram formadas cinco comissões específicas com o objetivo de providenciarem tudo quanto envolve o processo do sínodo: Animação, Liturgia, Estudos, Comunicação e Finanças e Secretaria.

Todos os serviços são importantes, mas certamente, importantíssimo para a realização do sínodo arquidiocesano é o serviço de assessoria de imprensa e comunicação que tem a finalidade de promover todas as informações nos meios de comunicação social e evitar eventuais interpretações distorcidas sobre os trabalhos sinodais.

Intensifiquemos a oração pelo sínodo arquidiocesano. Você encontra a oração oficial para o sínodo no site da arquidiocese de Belém. “Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos”.

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém