Agentes de Pastoral e o Sínodo Arquidiocesano

Todas as “forças vivas” da nossa Arquidiocese são convocadas a refletir sobre a realidade existencial e religiosa de nossa Igreja, considerando todas as dimensões da vida humana: a social e econômica, a eclesial e pastoral de nossa grande Belém e, em atitude de profunda escuta do que o Espírito diz à nossa Igreja, propor novos caminhos para a evangelização da cidade. O Plano de Pastoral da Arquidiocese vigente e a Mensagem Pastoral dos 300 anos da criação da Diocese de Belém constituem o subsídio básico para o processo de revisão da caminhada pastoral.

Na preparação para o sínodo arquidiocesano, “todos os sacerdotes, tanto os diocesanos como os religiosos, em razão do sacramento da Ordem e, do ministério, estão unidos com o corpo dos bispos e segundo sua vocação e graça, devem servir ao bem de toda a Igreja. Em virtude da comum ordenação sacra e missão, todos os presbíteros estão unidos entre si por íntima fraternidade, que espontânea e livremente se manifesta no mútuo auxílio, tanto espiritual como material, tanto pastoral como pessoal, em reuniões e comunhão de vida, trabalho e caridade.” (Cf. LG, 28).

Igualmente os diáconos permanentes participam de modo especial na missão e na graça de Cristo e são colaboradores dos bispos, recebendo o sacramento da Ordem no grau próprio e permanente para o serviço. Na vida da Igreja, desde os tempos apostólicos, eles são chamados do meio do povo para servir como animadores das comunidades e na liturgia. No contexto atual, considerando os desafios de evangelização nas grandes cidades, o diaconato encontra amplo espaço para crescimento em nossas comunidades. Por isso, o sínodo arquidiocesano será uma grande oportunidade para descobrir novos espaços de ação e para fortalecer os trabalhos que já estão em andamento.

Rezemos diariamente para que a caminhada sinodal fortaleça a comunhão no Povo de Deus presente em nossa Arquidiocese de Belém.

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém