Neste próximo domingo, dia 27, celebraremos Nossa Senhora das Graças. E neste dia a Arquidiocese de Belém, através da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, celebrará a 70ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças, com o tema “Como Maria, quero dizer meu sim.”

A festividade teve início na terça-feira (22) com a 10ª edição da Romaria até a Basílica de Nazaré, seguida de Missa Solene. Ao longo da semana estão ocorrendo atividades como um concerto “Um Canto para Maria”, missa nas escolas, encerramento das peregrinações com as famílias, a trasladação com procissão luminosa e o domingo de Círio.

Veja a programação completa:

Quarta- Feira, 23/11, às 20h – Um Canto para Maria (Salão Paroquial).

Sexta-feira, 25/11:
– às 09h – Missa de encerramento das Peregrinações nas Escolas;
– às 18h – Missa do encerramento das peregrinações das famílias com Traslado para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Sábado, 26/11, às 18h30 – Missa na Paróquia de Fátima (Rua 08 de Maio, 01 Icoaraci) presidida pelo pároco, Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão, em seguida Transladação com a Imagem de Nossa Senhora das Graças, em uma procissão luminosa, até a Igreja de São Sebastião na Orla do Cruzeiro.

Percurso: Saída da Matriz Nossa Senhora de Fátima, Av. Augusto Montenegro, Rua Oito de Setembro, Av. Dr. Lopo de Castro, Rua 15 de Agosto, Tv. Pimenta Bueno até a Igreja São Sebastião.

Domingo, 27/11, às 7h – Missa do CÍRIO EDIÇÃO 70 presidida por Dom Raimundo Possidônio na igreja de São Sebastião, em seguida sairá a Procissão do Círio edição 70 rumo à Igreja Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. Na chegada, Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Trajeto: Saída da Igreja de São Sebastião, Rua Siqueira Mendes, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua Manoel Barata, Tv. dos Berredo, Rua Juvêncio Sarmento, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua Padre Júlio Maria, até a Igreja Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

Ainda no dia domingo será a abertura da quinzena festiva, com missa às 18h. A programação da Quinzena seguirá até 11 de dezembro, sempre com terço da alvorada, arraial, programação cultura em missas presididas por padres convidados, de segunda a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h. Serão realizados ainda a XVI Caminhada da Juventude, no sábado 3 de dezembro, e o 31° Círio das Crianças, no domingo (04).

A programação pode ser acompanhada pela página oficial do Círio de Icoaraci, e pelo Canal TV das Graças no YouTube.

Nossa Senhora das Graças

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. A menina estava rezando na capela do local quando, de repente, surgiu uma iluminação intensa que chamou sua atenção. Era a Virgem Maria, que estava em pé sobre um globo terrestre esmagando uma serpente. De suas mãos, que estavam estendidas, saíam raios de luz – o motivo da claridade.

Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França. Sua comemoração litúrgica acontece em 27 de novembro, considerado o Dia de Nossa Senhora das Graças.