Campanha da Fraternidade 2026 – Fraternidade e Moradia [Resumo]

A Campanha da Fraternidade 2026 tem como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema “Ele veio morar entre nós!” (Jo 1,14).

Seu objetivo é promover, à luz dos ensinamentos de Jesus, o direito à moradia digna e os demais direitos fundamentais necessários para que todas as pessoas possam viver com dignidade.

Esse compromisso se concretiza por meio de algumas atitudes essenciais:

  1. Analisar a realidade da moradia das pessoas mais pobres;
  2. Identificar como os governantes do país, do estado e do município se posicionam diante da falta de moradia digna;
  3. Compreender que a moradia é um direito de todos e não um privilégio concedido por mérito;
  4. Conhecer o que a Bíblia e a Igreja Católica ensinam sobre o direito à moradia digna;
  5. Propor e desenvolver ações concretas em favor das pessoas que sofrem com a falta de um lugar digno para viver.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA

“Maria deu à luz o seu filho, o primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7).
“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós, e nós contemplamos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).

Esses textos nos convidam a refletir sobre o mistério de um Deus que escolhe habitar a precariedade humana e se identifica com os que não têm lugar.

RESUMINDO O TEXTO-BASE

A cada ano, a Igreja no Brasil se une em torno de um tema concreto que provoca a conversão do coração e o compromisso com os irmãos e irmãs mais vulneráveis.

Como afirmou São João Paulo II, a crise da habitação representa “uma das questões sociais mais graves da atualidade”, pois envolve deficiências econômicas, culturais e humanas profundas.

No primeiro capítulo do Texto-Base, somos convidados a olhar para a dura realidade da moradia no Brasil, suas causas e consequências. No segundo capítulo, a Palavra de Deus, a Tradição da Igreja e o Magistério iluminam nossas consciências, oferecendo critérios cristãos de discernimento. Por fim, somos convocados à ação: agir com criatividade, responsabilidade e fidelidade ao Evangelho para promover a justiça habitacional e o direito à moradia digna para todos.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2026
(Leitura pausada e reflexiva)

Deus, nosso Pai,
em Jesus, vosso Filho, viestes morar entre nós
e nos ensinastes o valor da dignidade humana.

Nós vos agradecemos por todas as pessoas e grupos
que, sob o impulso do Espírito Santo,
se empenham em favor da moradia digna para todos.

Nós vos suplicamos:
dai-nos a graça da conversão,
para ajudarmos a construir uma sociedade
mais justa e fraterna,
com terra, teto e trabalho para todas as pessoas,
a fim de, um dia, habitarmos convosco
a casa do Céu. Amém.

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2026
(Leitura pausada e reflexiva; se possível, cantar ao menos o refrão)

O hino, em linguagem poética, sintetiza a proposta da Campanha, unindo fé, compromisso social e esperança. Ele recorda que Cristo se fez morada no meio dos pobres, denuncia a exclusão e convoca cada cristão a transformar o amor em gesto concreto, fazendo da casa um sinal vivo do Evangelho em ação.

COMPREENDENDO O CARTAZ DA CF 2026

O cartaz da Campanha foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da CNBB e apresenta símbolos que convidam à reflexão.

No centro da imagem, destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, criada em 2012 pelo artista católico canadense Timothy Schmalz, inspirada na experiência de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto.

A escultura mostra uma figura envolta em um cobertor, com o rosto e as mãos cobertos. A única identificação de que se trata de Jesus são as chagas visíveis em seus pés. A ausência do rosto é intencional: permite que qualquer pessoa se reconheça ali ou reconheça alguém em situação de vulnerabilidade, tornando a mensagem universal.

Há um espaço vazio no banco, que simbolicamente convida quem observa a se aproximar, sentar e se comprometer.

O fundo do cartaz apresenta a silhueta de uma cidade dividida em cores contrastantes, representando os paradoxos sociais e urbanos. Ao centro, uma igreja com a cruz recorda a presença da fé nesse contexto e sua missão de ser sinal de esperança e transformação.

IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante o tempo da Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social.

Em 2026, ao voltar-se para a realidade da moradia, a Igreja convida todos a colaborar na construção de uma sociedade mais justa, onde ninguém seja privado do direito de morar com dignidade.

COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE

Um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade 2026 é a Coleta Nacional da Solidariedade, que acontecerá no dia 29 de março, Domingo de Ramos.

CONCLUSÃO

É fundamental que nos perguntemos: por que tantos irmãos e irmãs estão sem casa? A privação do direito à moradia só nos incomoda verdadeiramente quando reconhecemos no outro um irmão (cf. TB 13).

Nosso corpo é uma morada. Ele precisa de um lugar para viver e conviver. A moradia faz parte do bairro, o bairro da cidade, a cidade do país. Todos compartilhamos uma Casa Comum: o planeta Terra. E Deus habita essas moradas. Seu desejo é que a cidade seja expressão do Reino que Ele anunciou e tornou presente.

“Jesus nasce ou morre todos os dias em nossas cidades.” Ele se identifica com todos os que sofrem a falta de moradia, de trabalho, de alimento, de segurança e de dignidade. E nos recorda: “todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).

Quando agimos com fraternidade e solidariedade, agimos em favor de Jesus.

Que tenhamos um frutuoso tempo quaresmal, vivendo a Campanha da Fraternidade como um verdadeiro compromisso social.

Compartilhe o post

Veja também

Fique sempre por dentro de todos os nossos conteúdos

Conecte-se e acompanhe tudo em primeira mão