“Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro”. (Rm 12, 4-5)

Neste sábado (28) o Sínodo da Arquidiocese de Belém que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8), ocorrerá no Distrito de Icoaraci, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, onde será realizada de 8h às 12h, Assembleia Específica com as Pastorais Ministérios e Organismos

A Missão da Arquidiocese de Belém é evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10).

A para cumprir sua missão a Igreja de Belém conta além dos sacerdotes, religiosos com contribuição de muitos leigos e leigas na missão de e Evangelizar através de Pastorais, Ministérios, Movimentos e serviços que auxiliam Padre Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese e Coordenador de Pastoral e Cônego Silvio Trindade, Vigário para Caridade.

Entre as treze dimensões da Arquidiocese de Belém, estarão presentes, a saber: Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Catequético; Liturgia; Ecumenismos e Diálogo Interreligiosos; Serviço da Caridade, Justiça e Paz; Vida e Família, Educação e Cultura ; e Comunicação.

Durante as Assembleias Específicas os grupos que fazem parte desta etapa vão corroborar em sete aspectos da vida da Igreja de Belém, a saber: Missionariedade, Pastoral em Conjunto e Comunhão, Formação, Testemunho Profético, Espiritualidade, Comunicação e Juventude.

No próximo final de semana será realizado a Assembleia com as Novas Comunidades e Movimentos (04/06), às seguintes serão respectivamente Diáconos (11/06) e Presbíteros (18/06).

No mês de julho a coordenação do Sínodo trabalhará com o material construído a partir das assembleias específicas, para que se tenha um material completo a ser discutido na Assembleia Geral, de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias.

A partir da Assembleia Geral, será elaborado um relatório sobre as realidades e anseios da Igreja de Belém, o qual será a base para elaboração do documento oficial que norteará os próximos anos de evangelização da Arquidiocese de Belém.

Programação que acontecem no dia das Assembleias

8h30 – Chegada – animação musical e acolhida

8h30 – Oração para o início dos trabalhos