É Círio outra Vez

Desta vez, um círio bem diferente! Contudo, não menos intenso em suas manifestações de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira e rainha da Amazônia. Perguntei a um homem que encontrei em frente à igreja matriz: o que é o círio para você? Ele me respondeu: é um tempo de confraternização. Perguntei a uma senhora que também passava por ali: o que é o círio para você? Ela me respondeu: tempo para louvar Nossa Senhora, a mãe de Jesus. E perguntei a um menino que também estava ali: e pra você, o que é o círio? Ele prontamente respondeu: é o dia em que vamos pra Belém ver muita gente reunida numa festa bonita. Essas respostas, todas contendo aspectos verdadeiros, embora não inteiramente centradas no que é a essência do círio, me levaram a perguntar-me: o que é mesmo o círio?

Espero que todos, neste tempo de intensas manifestações devocionais à nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, encontrem a resposta profunda e verdadeira. Limito-me aqui a comentar somente um aspecto, aquele que está presente na própria palavra “círio”. Diz o dicionário Michaelis da língua portuguesa: “Círio é uma vela grande de cera”; e também: “Procissão que, partindo de uma localidade, vai levar uma dessas velas a outro local”. Em nosso contexto religioso, todos conhecemos bem a expressão: “Círio pascal”, isto é, a grande vela que é símbolo do Cristo ressuscitado, presente em nossas celebrações litúrgicas. Com apenas estas considerações já podemos colher a grandeza e importância do Círio de Nossa Senhora. É Maria, a Santa Maria, que nos apresenta o seu filho como luz para o mundo.

Se então eu agora faço a pergunta: “o que é o Círio?” me vem de imediato aquilo que Maria quando diz aos servos, nas bodas de Caná: “Façam tudo o que Ele disser”. Sim, Maria aponta Jesus e nos encaminha a Ele. Círio não é senão o tempo em que Maria nos apresenta Jesus e nos convida a fazermos parte de sua família. Se fizermos o que Jesus nos pede – o amor fraterno e recíproco – demonstraremos verdadeira atitude de discípulos-missionários.

Feliz círio a todos!

Padre Hélio Fronczak