A Cidade se Encheu de Alegria!

A cidade de encheu de alegria pela realização do Círio 2020. A cidade se encheu de alegria pelas conquistas alcançadas em tantos campos da vida humana: na saúde pública, no crescimento econômico da população, nas melhorias da infraestrutura nos bairros da cidade, na elevação das condições sociais e em muitos outros aspectos. Se, de um lado, é verdade que há crescimento, de outro, infelizmente, é também verdade que não todas as pessoas têm acesso às conquistas da cidade. Salta aos olhos de todos que grandes porções da população, a cada dia, veem que só deterioram suas condições de vida no aspecto econômico e social. Para estes, com certeza, a cidade não está cheia de alegria; está lhes causando muita tristeza.

O título deste artigo é o lema escolhido para o primeiro sínodo arquidiocesano de Belém. Me pergunto e pergunto a você, leitor/a, destas linhas: Existem motivos outros – reais e profundos – que possam trazer alegria para a nossa cidade? Em que contexto se encontra esta frase escolhida como lema do sínodo? No livro Atos dos Apóstolos encontramos esta passagem: “Filipe desceu a uma cidade da região de Samaria e aí começou a anunciar Cristo.  As multidões seguiam com atenção tudo o que Filipe dizia, e todos em peso o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. Dando grandes gritos, os espíritos maus saíam de muitos endemoninhados. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. E a cidade se encheu de alegria” (Atos 8, 5-8).

Eis aqui o real motivo pelo qual a cidade se encheu de alegria! Filipe foi o portador desta alegria porque começou a anunciar Cristo. Em Belém este anúncio de Cristo começou há mais de 300 anos; e, justamente, no contexto da celebração deste terceiro centenário da criação da diocese de Belém é que se pensou na realização de um “sínodo arquidiocesano”. Sínodo indica um tempo para ver, escutar, analisar, questionar, rever se os métodos de evangelização estão efetivamente trazendo alegria à cidade, se estão de verdade anunciando o Cristo, se estão em sintonia com o que o Espírito está pedindo à Igreja nesta mudança de tempo. Já está em andamento o processo sinodal, já estão previstas assembleias sinodais nas paróquias, nos organismos arquidiocesanos e nas regiões episcopais em preparação para a grande assembleia sinodal de junho 2021.

Na oração pelo Sínodo pedimos a Deus para que este processo seja frutuoso: Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém.

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém