Ver-Julgar-Agir

É natural que numa caminhada longa, de muitos quilômetros, o peregrino precise de tempo para descanso, alimentação e recuperação de suas forças. De modo semelhante na longa caminhada da Igreja como povo de Deus é necessário, de tempos em tempos, fazer uma parada para uma avaliação, redirecionamento e ajustes das metas. Todos conhecemos o já consagrado método “ver-julgar-agir” que, com bastante precisão, nos faz tomar pé da situação atual e projetar o futuro. É neste contexto que se insere a realização do “Sínodo Arquidiocesano”; um tempo determinado em que acontece um processo de avaliação da caminhada pastoral com vistas no futuro. É importante abrir os olhos e ouvidos para ver e ouvir a realidade ao nosso redor. É o que está ocorrendo com as assembleias paroquiais que estão acontecendo em nossa arquidiocese neste período.

O que precisamos ver? Se as dimensões constitutivas do “ser igreja” estão se desenvolvendo harmoniosamente e em profundidade; se os eixos estabelecidos na última assembleia pastoral arquidiocesana estão efetivamente realizando a missão específica da Igreja que é a de evangelizar o mundo atual.

Em toda avaliação, por um lado, é preciso ter o cuidado para não perder a objetividade e nem supervalorizar aspectos secundários ou de somenos importância. Por outro lado, é muito importante não camuflar a realidade e deixar de dizer o que efetivamente está ocorrendo. Se não houver esta limpidez e objetividade na realização desta etapa sinodal – o ver – todo o processo fica comprometido e deixa de ser uma efetiva experiência de comunhão eclesial. Em síntese: ver com objetividade e profundidade; ver sem esconder a realidade; ver sem perder-se em aspectos menores e redutivos; ver com o olhar da fé que vai para além das aparências e percebe a ação de Deus na história.

Rezemos para que as luzes de Deus nos façam ter olhos bem abertos para ver a realidade objetivamente e doar nossa visão para a construção da Igreja-comunhão.

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém