1º SÍNODO ARQUIDIOCESANO

Tendo em vista a comemoração dos trezentos anos de criação como Diocese, a Arquidiocese de Belém realiza seu primeiro SÍNODO, com tema “Belém, Igreja de portas abertas!” e o lema ‘‘A cidade se encheu de alegria’’ (At 8, 8).

O SÍNODO

Em 15 de novembro de 2019 toda Arquidiocese de Belém esteve reunida para a abertura do 1º Sínodo Arquidiocesano, um marco para nosso terceiro centenário de história. Os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, pessoas consagradas, leigos e leigas são chamados a colaborar com os bispos para o bem de toda a comunidade eclesial, para atualizar a vocação evangelizadora e missionária da Igreja de Belém e estabelecer os princípios norteadores de sua ação pastoral a partir das comemorações tricentenárias.

Sínodo – Revisão de Programa

A gravidade do momento que o Brasil e o mundo estão vivendo exigem Revisão de Programa, mudanças no cronograma para o Sínodo Arquidiocesano…

Ver-Julgar-Agir

Ver-Julgar-Agir é neste contexto que se insere a realização do “Sínodo Arquidiocesano”, um tempo de avaliação da caminhada pastoral, de ajustes e novas descobertas…

Cultura do Encontro

Cultura de comunhão significa, o trabalho em comunhão, ter consciência que estamos num caminho rumo à uma meta que ainda não alcançamos.

Saber Escutar

O que é preciso para que de fato sejamos igreja em estilo sinodal? A primeira característica sinodal é “saber escutar”.

Lançamento do Sínodo

A solenidade de lançamento aconteceu na manhã do dia 15 de novembro de 2019, no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), com representações de todas as paróquias da Arquidiocese de Belém. 

O QUE É UM SÍNODO?

A palavra Sínodo quer dizer “caminhar juntos” – e normalmente é usada para definir as reuniões especiais em que a Igreja trata de assuntos relacionados à fé ou à ação pastoral. Sínodo é uma prática antiga: sempre que era preciso debater um assunto importante e de grande interesse, os bispos se reuniam em algum lugar e ali ficavam até chegarem a uma conclusão, a partir dali todos passavam a “caminhar juntos”.

MATERIAL PARA BAIXAR

Contagem para Assembleia Conclusiva

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Resumo da Programação

História do Cacau

00

CACAU: A Química do Alimento dos Deuses

Cerca de 2.000 (um mil) compostos quimicamente identificáveis já foram encontrados numa amêndoa de cacau, o que o torna um dos mais complexos alimentos do Planeta.

00

CACAU: Dinheiro que se come!

Os Astecas não mensuravam massas, e usavam um sistema de contagem vintesimal (base 20), ao invés de decimal. Então, um tzontli era 400, enquanto um xiquipilli era 20 vezes isto, ou 8.000; uma “carga” de cacau – carga para um homem, vez que não usavam trabalho animal – era de 3 xiquipillis, ou seja, 24.000 amêndoas.

01

Chocolate se Espalha pela Europa

SÉCULO XVIII:
• Aristocracia: café/chá/chocolate

 

01

Chocolate para as Massas

  • Chocolate em barra
    Transição de bebida para comida (barra)

 

  • Chocolate em pó
    Alcalinização com sais: carbonato de sódio/carbonato de potássio. “Dutch chocolate” com cor mais intensa…
    Alcalinização melhora mixibilidade na água. Solubilidade se adquire com Lecitina (emulsificador e agente de
    superfície) – gema de ovo ou soja.
45

De Volta a América

ESTADOS UNIDOS

Virada do Século XXI – Apelo ao Chocolate fino = + 200 pequenos fabricantes

19

Cacau e Chocolate no Brasil

  • Natural da bacia Amazônica (Forastero).
    – 1746 – Sementes trazidas do Pará são plantadas nas margens do Rio Pardo.
    – Excelente adaptação ao ambiente da Mata Atlântica.
  • Cacau Cabruca.
    – Espalhou-se por 96 municípios em 700.000Ha
    – 1989 – Crime da Vassoura Crime da Vassoura-de-bruxa.

Atualmente o Pará é o maior produtor de cacau do país, com 52% da produção no Brasil!

 

 

ORAÇÃO PARA O SÍNODO

Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários
anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém

Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar
da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em
nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor.

Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém

#SinodoArqBelem