1º SÍNODO ARQUIDIOCESANO

Tendo em vista a comemoração dos trezentos anos de criação como Diocese, a Arquidiocese de Belém realiza seu primeiro SÍNODO, com tema “Belém, Igreja de portas abertas!” e o lema ‘‘A cidade se encheu de alegria’’ (At 8, 8).

O SÍNODO

Em 15 de novembro de 2019 toda Arquidiocese de Belém esteve reunida para a abertura do 1º Sínodo Arquidiocesano, um marco para nosso terceiro centenário de história. Os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, pessoas consagradas, leigos e leigas são chamados a colaborar com os bispos para o bem de toda a comunidade eclesial, para atualizar a vocação evangelizadora e missionária da Igreja de Belém e estabelecer os princípios norteadores de sua ação pastoral a partir das comemorações tricentenárias.

Lançamento do Sínodo

A solenidade de lançamento aconteceu na manhã do dia 15 de novembro de 2019, no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), com representações de todas as paróquias da Arquidiocese de Belém.

Cultura do Encontro

Cultura de comunhão significa, o trabalho em comunhão, ter consciência que estamos num caminho rumo à uma meta que ainda não alcançamos.

Saber Escutar

O que é preciso para que de fato sejamos igreja em estilo sinodal? A primeira característica sinodal é “saber escutar”.

O QUE É UM SÍNODO?

A palavra Sínodo quer dizer “caminhar juntos” – e normalmente é usada para definir as reuniões especiais em que a Igreja trata de assuntos relacionados à fé ou à ação pastoral. Sínodo é uma prática antiga: sempre que era preciso debater um assunto importante e de grande interesse, os bispos se reuniam em algum lugar e ali ficavam até chegarem a uma conclusão, a partir dali todos passavam a “caminhar juntos”.

MATERIAL PARA BAIXAR

27-28/06

Assembleia Conclusiva

ORAÇÃO PARA O SÍNODO

Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários
anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém

Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar
da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em
nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor.

Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém

#SinodoArqBelem