Neste domingo (09) a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes que é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico, o marco do encerramento do Tempo Pascal. A celebração ocorre cinquenta dias após a passagem da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa.

No dia de Pentecostes a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina, onde o Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

A Solenidade de Pentecoste 2019, na Arquidiocese de Belém tem como tem “Igreja de Belém, um só coração e uma só alma” (At 4, 32), reunirá as 92 paróquias, pastorais, serviços e movimentos para Procissão que sairá da Praça Waldemar Henrique para Catedral Metropolitana, encerrando com celebração eucarística. A presidência será com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e concelebração dos bispos auxiliares Dom Irineu Roman, Dom Antônio de Assis Ribeiro e o clero da arquidiocesano.

Concentração e Procissão

A concentração será Praça Waldemar Henrique a partir das 7h, com acolhimento das regiões e dimensões pastorais e todo o povo. Na abertura terá uma apresentação teatral referindo o resgate da memória missionária dos povos da Amazônia.

Em seguida da apresentação teatral a procissão iniciará pelas ruas da cidade cumprindo o seguinte trajeto: Rua Municipalidade – Presidente Vargas – Av. Boulevard Castilhos França – Av. Portugal – Rua Padre Champagnat – Praça Dom Fr. Caetano Brandão. Ao longo do percurso haverá três paradas reflexivas, que fará referência aos símbolos da missão com representação do Grupo de Teatro Maria.

A primeira parada será na Escadinha do Cais do Porto e o Símbolo será ÁGUA – Batismo (Andor/Pia Batismal Grupo de Teatro/Maria) a segunda será Igreja das Mercês – Símbolo – FOGO – Espírito Santo e a terceira no Ver-o-Peso Símbolo – CRUZ – Missão e Faixa das Regiões Episcopais – DOM ESPÍRITO SANTO o estandarte da Paróquia e balões da cor da região.

A chegada da procissão, com a Cruz, símbolo das missões, será na praça Frei Caetano Brandão, onde na Catedral haverá a Celebração Eucarística que também contará com entrega de símbolos das missões e estandartes das paróquias.

– FAIXAS POR REGIÃO –
REPRESENTANDO OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO + AÇÃO MISSIONÁRIA