Arquidiocese de Belém Celebra Festividade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Após a grandiosa festa de Nossa Senhora de Nazaré, a Arquidiocese de Belém celebra, mais uma vez nesta semana, a Virgem Maria, agora no título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, festejada no dia 12 de outubro. As homenagens ocorrem no Santuário dedicado à Padroeira do Brasil, localizado na Av. Pedro Miranda, 1566, no bairro Pedreira, desde o dia 1° de outubro, com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.
Na quinta-feira, dia 12, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Santuário estará aberto à visitação a partir das 6h, com o terço Mariano às 6h30 e a Santa Missa às 7h, presidida pelo Cônego Cristóvão Santos Ferreira, Vigário do Santuário de Aparecida.
A Missa Solene às 9h será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, com transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais). Às 11h, a Santa Missa será presidida pelo Cônego Ronaldo Menezes, Vigário Episcopal da Região Santa Cruz, seguida pelo tradicional almoço da Padroeira às 12h.
Padre Wagner Maria, Pároco do Santuário, presidirá a Santa Missa de saída da procissão às 17h. A Procissão de Nossa Senhora Aparecida sairá às 18h30 do Santuário e seguirá pela Pedro Miranda, Enéas Pinheiro, Antônio Everdosa, Vileta, Visconde de Inhaúma, Mauriti, Pedro Miranda e retornará ao Santuário. A missa de encerramento da Festividade será às 19h, presidida pelo Padre Cleber Yuri Franco, Vigário do Santuário de Aparecida.
Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida faz parte da Região Episcopal Santa Cruz e foi instalada no dia 12 de outubro de 1974, pelo então Arcebispo Dom Alberto Gaudêncio Ramos. Foi elevada a Santuário no dia 1º de maio de 2021, por Dom Alberto Taveira Corrêa, sendo o segundo Santuário da Arquidiocese de Belém. Atualmente, conta com oito Comunidades e três sacerdotes: Padre Wagner Maria Amaral de Lima, como pároco, e Cônego Cristóvão Santos Ferreira e Padre Cleber Yuri Franco como vigários.
Visita do Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
Em março de 2017, a Arquidiocese de Belém recebeu a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, trazida no dia 1° pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que no mesmo dia celebrou a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde recebeu a réplica da Imagem encontrada no rio Paraíba do Sul.
A programação na arquidiocese durou uma semana, com visita às sete Regiões Episcopais (Sant’Ana, Santa Maria Goretti, Coração Eucarístico de Jesus, São João Batista, Santa Cruz, São Vicente e Menino Deus). Encerrando a programação da Visita Jubilar, no dia 26, na Região Episcopal Santa Cruz, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi imposta de forma definitiva sob guarda da Arquidiocese de Belém, onde permanece para visitação dos fiéis e pode ser solicitada para visitação às demais paróquias e instituições.
Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Com toda confiança, batemos à porta de vossa Casa, Maria, Nossa Senhora Aparecida, neste vosso Santuário, em Belém, Casa do Pão! Acolhei neste espaço de fé cada pessoa que vos procura, com suas dores e esperanças. Ajudai-nos a fazer o que Jesus disser, para que um dia possamos estar ao vosso lado no Céu.
Seja este Templo lugar de vossa presença a nos fortalecer na fé, esperança e caridade. Protegei a Igreja, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes e o Povo fiel; acolhei os religiosos, religiosas, as famílias, as crianças e os jovens!
Consoladora dos Aflitos, sede conforto dos que sofrem no corpo ou na alma; sede luz dos que procuram Cristo, Redentor do Homem; a todos mostrai que sois a Mãe de nossa confiança.
Rainha da Paz, alcançai para o mundo a paz, fazei que o Brasil tenha paz duradoura, que os homens convivam sempre como irmãos, como filhos de Deus!
Nossa Senhora Aparecida, abençoai este Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui reza e canta, e todos os vossos filhos! Abençoai nossa Arquidiocese, abençoai o Brasil. Amém.
Nossa Senhora Aparecida
Considerada a padroeira do Brasil, é uma figura de profunda devoção para milhões de brasileiros. Sua história remonta ao século XVIII, quando pescadores encontraram uma imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba. Esse achado milagroso e a subsequente série de eventos extraordinários levaram à construção do Santuário Nacional de Aparecida, que se tornou o centro de peregrinação religiosa mais importante do país. Nossa Senhora Aparecida é vista como símbolo de fé, esperança e proteção, unindo pessoas de todas as origens e crenças em um profundo sentimento de devoção e gratidão.
Foto: Pascom Aparecida