Neste sábado (07) a Arquidiocese de Belém inicia a penúltima etapa do Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8).

Nesta quarta e penúltima etapa ocorrem as Assembleias Específicas destinadas às pastorais, movimentos, serviços, novas comunidades, vida religiosa e o clero, com participação dos sacerdotes, diáconos, líderes das forças vivas da Igreja e representantes das instituições civis.

A cada sábado um grupo específico fará a assembleia., começando com a Vida Religiosa, neste sábado das 8h30 às 12h, no Centro de Cultura e Formação Cristã CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua).  As próximas serão:  Instituições não católicas (14/05), Setor Juventude (21/05), Pastorais Ministérios e Organismos (28/05), Novas Comunidades e Movimentos (04/06), Diáconos (11/06) e Presbíteros (18/06).

No mês de julho a coordenação do Sínodo vai trabalhar com material colhido nas assembleias para conclusão do trabalho. A etapa final do Sínodo Arquidiocesano será na Assembleia Geral de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias.

A partir da Assembleia Geral, será elaborado um relatório sobre as realidades e anseios da Igreja de Belém, o qual será a base para elaboração do documento oficial que norteará os próximos anos de evangelização da Arquidiocese de Belém.

Cronograma das Assembleias

O Sínodo Arquidiocesano estava previsto para ocorrer de novembro de 2019 a junho de 2020, mas foi suspenso devido a pandemia, neste primeiro momento ocorreu apenas   a primeira etapa preliminar e preparatória.  Somente em fevereiro deste ano as atividades retornaram.

Nos meses de fevereiro e março ocorreu a segunda etapa com as Assembleias Paróquias, onde foram realizados estudos, retiros, pesquisas e reflexões sobre diversos temas da vida da Igreja, com a participação dos fiéis e todos aqueles que estão engajados na vida paroquial.

A terceira etapa com as Assembleias das Regiões Episcopais, trabalhou com base nos dados das assembleias paroquiais, onde representantes das oitos regiões episcopais da Arquidiocese, realizam estudos sobre os dados levantados e estratificam para melhor análise

Base do Sínodo

Sínodo teve como primícia a Assembleia Pastoral Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 2017, que findam em revisar as ações da Igreja local e propor novos caminhos da evangelização, bem como a renovação da vida pastoral na Arquidiocese de Belém.

O que é um Sínodos

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”.

O sínodo é uma assembleia eclesiástica convocada para tratar de assuntos relacionados à Arquidiocese/diocese, com ajuda do clero e leigos. É necessário para melhorar o serviço pastoral e ocorre em toda a igreja. A exemplo disso foi Sínodo da Amazônia realizada em 2019, em Roma, e contou com a participação dos bispos da Amazônia

E para 2023 o Papa Francisco convoca toda a Igreja a percorrer o caminho rumo ao Sínodo “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Programação das Assembleias

8h30 – Chegada – animação musical e acolhida
8h30 a 8h40 – Oração para o início dos trabalhos
8h40 às 08h50 – Palavra do Coordenador Geral da Assembleia
8h50 às 09h – Organização dos grupos de trabalho
9h às 10h45 – Início dos trabalhos em grupo
10h45 às 11h45 – Plenária para apresentação dos resultados dos grupos
11h45 às 12h – Encerramento e oração final.

Agenda das Assembleias Específicas

07/05 – Vida Religiosa – Centro de Cultura de Formação Cristã
14/05 Instituições não católicas – Centro de Cultura de Formação Cristã
21/05 Setor Juventude – Centro de Cultura de Formação Cristã