Iniciou na manhã de hoje (19) o primeiro Simpósio Internacional de Mariologia, com tema “A identidade e a Missão de Maria na História da Salvação”. O evento é promovido pela Arquidiocese de Belém do Pará e acontece na Faculdade Católica de Belém (BR Km 06) até a próxima quinta-feira, dia 21, das 8h às 13h.

A cerimônia de abertura do Simpósio teve a palavra do professor e coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica de Belém, que está na coordenação do evento, Padre João Paulo Dantas, no ato resalta a importância deste Simpósio para Arquidiocese de Belém do Pará, bem como “é um momento impar para os alunos da nossa Faculdade Católica, momento de troca de saberes com os grandes teólogos conhecidos no mundo inteiro”. Em seguida obteve a palavra o Diretor Geral da Faculdade, Cônego Vladian Silva Alves, na condução das boas-vindas aos participantes, além de um momento de oração e de acolhida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Por fim, concluindo a cerimônia de abertura, o Grão-Chanceler, Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém –, com uma breve reflexão da importância deste momento para nossa capital, destacando a escolha do tema e porque a realização do evento. “É uma alegria proporcionar um evento deste porte como parte da realização do Ano Mariano em nossa igreja – instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida –, também vivemos o Círio de Nazaré, com tantas atividades, visitas e ações que nos conduzirão para a grande festa de Nossa Senhora, um momento único de nossa fé paraense. Poder realizar este evento com a participação de nosso clero, alunos e muitos fiéis que aqui se fazem presente é um exemplo da devoção do nosso povo paraense com Nossa Senhora, vivendo estes preciosos momentos de aprofundamento da identidade e a Missão de Maria na História da Salvação. Mais uma vez é uma alegria contar com a presença de todos vocês, que todos possam aproveitar bem desses momentos de reflexões sobre Maria”.

As conferências do primeiro dia contaram com a discussão proposta pelo Prof. Dr. Padre Clodovis Boff (PUC/PR), com tema A Grandeza Teológico-cultural da Figura de Maria, Prof. Dr. Padre João Paulo de Mendonça Dantas (FTL / Suíça – Católica de Belém) com tema Maria à Luz dos Sermões de São Bernardo de Claraval e Prof. Dr. Frei Sílvio de Almeida (Católica de Belém), Maria à Luz da Teologia de H. U, Von Balthasar.

O evento está com cerca de 600 pessoas participando, entre eles os bispos auxiliares de Belém, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, além de Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo da diocese de Ponta de Pedras, o clero Arquidiocesano, alunos dos cursos de Teologia e Filosofia da Faculdade Católica e paroquianos da Arquidiocese. Ao final de cada dia haverá mesas redondas e celebrações de Santa Missa.