O SANTO PADRE NOMEOU NOVO BISPO PARA DIOCESE DE CAMETÁ

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, tornou público na manhã de hoje, o comunicado da Santa Sé para nomeação do novo bispo da Diocese de Cametá.

O pronunciamento foi realizado, às 7h, na TV Nazaré, veículo de comunicação da Arquidiocese, na qual o Arcebispo conta que “Com imensa alegria a nossa Arquidiocese acolhe o comunicado do Santo Papa Francisco, o qual nomeou nesta manhã como bispo da Diocese de Cametá (PA) o Padre José Altevir da Silva – CSSp, até agora Superior Provincial da Congregação do Espírito Santo, com sede em São Paulo”. Dom Alberto complementa “é uma alegria para nossa igreja, nosso clero e religiosos poder acolher esta bela notícia que a Sé Apostólica nos proporciona”.

Com publicação, às 12h de Roma, a Santa Sé Apostólica publicou no jornal “L’Osservatore Romano” a nomeação do padre Altevir, como é conhecido, que a partir de agora passará a ser reconhecido como bispo eleito de Cametá, até sua ordenação e posse. A data, local e hora serão posteriormente divulgados pelo próprio, quando definidos.

Padre José Altevir será o segundo bispo a assumir a diocese de Cametá, o primeiro foi Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, OAR, que esteve a frente desde 2013 até 2016, quando foi transferido pelo Santo Padre Francisco para diocese de Bragança do Pará. Desde então a diocese de Cametá estava vacante até a eleição de seu novo bispo.

Em resposta a seu chamado, padre Altevir manifesta total disposição em servir a Santa Igreja “Eu, Pe. José ALTEVIR da Silva, CSSp, membro da Congregação do Espírito Santo, os ESPIRITANOS, venho através desta, expressar o meu assentimento, ao chamado do Sucessor de Pedro, Papa Francisco, para o serviço à Igreja, povo de Deus. Coloco-me a inteira disposição do Espírito Santo, sem mostrar a menor resistência às Suas indicações, de modo que eu possa viver a Missão de Deus, numa verdadeira hermenêutica evangélica, em nossos dias, com toda humildade, entrega e esperança.” Conclui o bispos eleito.
ORDENAÇÃO
Dia 16/12/2017 às 09h em CAMETÁ
Mensagem do novo bispo da Diocese de Cametá – PA

Caríssimos irmãos e irmãs,

Tendo sido hoje publicada a minha nomeação como o 2º bispo diocesano de Cametá, quero saudar a todos, em nome do Deus da Vida!

Ao saudar o Reverendíssimo Pe. João Thimóteo, Administrador Diocesano, quero abraçar carinhosamente todo o povo de Deus desta Jovem Diocese. O meu abraço a cada sacerdote, diácono permanente, religioso, religiosa, seminarista, cristãos leigos e leigas engajados, as comunidades cristãs, pastorais, movimentos, serviços e grupos. Igualmente estendo minha saudação a todas as pessoas, nas diversas áreas, que se empenham por um mundo mais fraterno e solidário em defesa da vida humana e do meio ambiente. Também aos membros de outras Comunidades Cristãs, Igrejas e Denominações Religiosas. Afetuosamente, dirijo-me as pessoas que vivem nos Municípios que compõem a Diocese de Cametá, especialmente ribeirinhos e indígenas, primeiros habitantes desta região.

Estou rezando, para que eu possa ir amando a cada um conforme a bondade e a misericórdia que brotam do coração de Deus. Peço que todos rezem por mim, para que eu escute, aprenda e anuncie o Evangelho de Jesus Cristo, como um pastor zeloso para com este povo que me é confiado.

Consciente de minhas limitações, fragilidades e temores, disse Sim, a Deus, através do Santo Padre, o Papa Francisco, ao nomear-me bispo da Diocese de Cametá. Coloco-me a inteira disposição do Espírito Santo, sem mostrar a menor resistência às suas indicações, de modo que eu viva a missão de Deus, numa verdadeira hermenêutica evangélica, em nossos dias, com toda humildade, entrega e esperança, junto ao povo da Diocese de Cametá, onde serei chamado de Dom Altevir.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre José Altevir da Silva - CSSp

Bispo Eleito de Cametá

Nossa Acolhida ao Mons. José Altevir da Silva, CSSp.
Novo Bispo da Diocese de Cametá
27/09/2017

Caríssimo Mons. José Altevir da Silva, CSSp.

Paz e bem!

Neste dia de hoje queremos agradecer ao Papa Francisco pela sua nomeação como Bispo da Diocese de Cametá.

É com o coração alegre e fraterno que o acolhemos, como irmão que vem somar conosco ao trabalho de evangelização no Regional Norte 2, de modo especial na Diocese de Cametá que ansiosa aguardou sua chegada.

Desejamos que seu ministério, nesta Igreja particular, seja fecundo e marcado pela sabedoria e discernimento espiritual. Como pontuou recentemente o Papa Francisco no encontro com os Bispos recém ordenados, “O discernimento nasce do coração e na mente do bispo através de sua oração, quando coloca em contato as pessoas e as situações confiadas a ele com a Palavra divina proferida pelo Espírito”.

Que São João Batista, padroeiro do povo cametaense o auxilie nesta nova missão profética e que o Espírito Santo ilumine seus passos.

Com carinho e fraternidade receba as boas vindas de seus irmãos Bispos e colaboradores do Regional Norte 2 da CNBB.

Seja bem vindo!

Fraternalmente,