Desde a última segunda-feira (24), seis seminaristas da Arquidiocese de Belém realizam retiro canônico para a Ordenação Diaconal, marcada para o próximo dia 15 de agosto, na Catedral Metropolitana de Belém. O retiro tem como pregador o Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Dentro da programação constam Missas diárias, pregações com Dom Alberto, oração do Terço e meditações de textos e o Santo Evangelho. Além disso, na amanhã de hoje, quarta-feira (26), os seminaristas apresentaram à Santa Igreja a profissão de fé e juramento de fidelidade, ato que faz parte da preparação durante o retiro que precede as ordenações, documentos indispensáveis para quem exercerá algum ministério na Igreja Católica.

Ainda, ao longo do dia, farão uma peregrinação mariana em direção à Basílica Santuário de Nazaré, que encerrará aos pés da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, como ato de devoção e piedade. Ao decorrer do caminho os seminaristas rezarão o terço meditando os Mistérios Gloriosos. A peregrinação culmina com a Santa Missa presidida por Dom Alberto na Basílica em comemoração pelo seu 71º aniversário natalício.

O costume de que todos os candidatos a receberem a Ordenação Diaconal ou Sacerdotal retirem-se por alguns dias para os exercícios espirituais é assegurado no Código de Direito Canônico, no canône 1039, que diz: “Todos os que vão ser promovidos a alguma ordem dediquem ao menos cinco dias a exercícios espirituais, no lugar e do modo determinados pelo Ordinário; o Bispo, antes de proceder à ordenação, deve ser informado de que os candidatos fizeram devidamente estes exercícios”.

A ordenação diaconal dos seminaristas será no dia 15 de agosto deste ano, às 10h30, na Catedral Metropolitana de Belém, com imposições das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa. No mesmo dia e celebração Dom Alberto comemora seus 48 anos de ordenação sacerdotal, bem como mais 64 diáconos permanentes da Arquidiocese também festejam suas ordenações, dia em que a Igreja Católica celebra Assunção de Nossa Senhora.

Texto: Leonardo Lopes Monteiro
Foto de Destaque: Hosélio Alexandre