Sermões Quaresmais nas Igrejas históricas da Arquidiocese de Belém
20/02/2024

Como parte da programação da Quaresma a Arquidiocese de Belém realiza   “Sermões Quaresmais “ as quartas-feras nas  Igrejas Históricas, com objetivo de preparar os fiéis para tempo quaresmal, proporcionar uma imersão na história, arte, cultura e piedade popular, além da valorização do patrimônio histórico.

O primeiro sermão será realizado nesta quarta-feira (21), às 19h,  na Igreja Santo, tendo como pregador o Monsenhor Agostinho Filho de Sousa Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese, Cura da Catedral de Belém, que refletirá o tema: “Para renovar, na santidade, o coração dos filhos, instituístes este tempo de graça e salvação”.

O sermão é uma antiga prática da Igreja, que visa fomentar a fé e a prática piedosa entre os fiéis. Consiste em uma cerimônia com cantos sacros, orações e a parte central, que é o sermão propriamente dito – pregação realizada pelo sacerdote.

A prática já é conhecida pelos Sermões da Sexta-feira Santa, na Arquidiocese de Belém, onde todos os anos são convidados sardentos para refletir sobre  a Sexta-feira da Paixão do Senhor,  no Sermão do Encontro, Sermão das Sete Palavras e Sermão do Descendimento da Cruz.

Para a primeira edição do Sermões Quaresmais, além de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispos de Belém, foram convidados padres Agostinho Cruz, Ronaldo Menezes,Glaudemir Simplicio, Plínio Pacheco.  A cada quarta-feira um deles pregará em uma Igreja , sempre às 19h.  As igrejas contempladas são: Santo Alexandre, Nossa Senhora das Mercês, Sant’Ana da Campina, Nossa Senhora do Carmo e Catedral Metropolitana de Belém.

Programação

Dia 21 de fevereiro: Igreja de Santo Alexandre – Pregador: Monsenhor Agostinho Filho de Sousa Cruz – Vigário Geral da Arquidiocese e Cura da Catedral de Belém. com Tema: “Para renovar, na santidade, o coração dos filhos, instituístes este tempo de graça e salvação.

Dia 28 de fevereiro: Igreja Nossa Senhora das Mercês – Pregador: Padre Glaudemir Simplicio – Prefeito de estudos do Seminário São Pio X e Professor na Faculdade Católica de Belém, com tema: “Pela penitência da quaresma corrigir nossos vícios.”

Dia 06 de março: Igreja Sant’Ana da Campina– Pregador: Padre Plínio Moraes Pacheco – Pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado e Mestre de Cerimônias Litúrgicas da Arquidiocese. Com tema” De coração purificado, entregue à oração e à prática do amor fraterno”.

Dia 13 de março: Igreja de Nossa Senhora do Carmo– Pregador: Monsenhor Ronaldo Menezes – Vigário Geral da Arquidiocese para a economia e Pároco da Paróquia São Geraldo Magela. Com tema: Quebrando nosso orgulho, nos convida a imitar vossa misericórdia.

Dia 20 de março: Catedral Metropolitana de Belém– Pregador: Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém. Com tema: Seguir as pegadas de Jesus Cristo, mestre e modelo de humildade.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]