Relançamento do Sínodo Arquidiocesano
03/02/2022

A Arquidiocese de Belém se prepara para o relançamento do Sínodo Arquidiocesano, com tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8,8).

Após dois anos  suspenso, devido a pandemia, o evento volta a ser promovido neste sábado (05), das 7h30 às 12h, no Centro de Cultura de Formação Cristã – CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua) e reunirá o clero,  integrantes das pastorais, novas comunidades, movimentos e serviços.

Sínodo teve como primícia a Assembleia Pastoral Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 2017, que findam em revisar as ações da Igreja local e propor novos caminhos da evangelização, bem como a renovação da vida pastoral na Arquidiocese de Belém.

Também está em comunhão com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe ocorrido em 2021 e o Sínodo Geral dos Bispos convocado pelo Santo Padre para o ano de 2023, pois a conclusão do sínodo também contribuirá com a realização do Sínodo Geral dos Bispos em 2023 convocado pelo Santo Padre.

A programação segue até agosto e conta com etapas paroquiais, regionais e arquidiocesana, onde se realizará estudos, retiros, pesquisas e reflexões sobre diversos temas da vida da Igreja. As etapas contam com participação de sacerdotes, diáconos, líderes das forças vivas e todos aqueles que estão engajados na vida paroquial. Durante as atividades também estão previstas consultas e participações com as instituições civis.

Após as etapas específicas paroquiais, com base nos estudos, haverá a etapa regional, onde representantes das regiões episcopais, são oito na Arquidiocese, realizam estudos sobre os dados levantados e estratificam para melhor análise. Concluída esta etapa, se tem a grande Assembleia Geral, que acontecerá de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias específicas.

O objetivo do sínodo é tornar a Arquidiocese cada vez mais em Igreja de portas abertas, como afirma o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa. “O sínodo oferece imensa riqueza de conteúdo para a nossa fé e a prática da vida de Igreja, ajudando-nos a edificar a cada dia o “caminhar juntos” que a Igreja propõe com o tema da sinodalidade e nossa Arquidiocese, que quer ser uma Igreja de Portas Abertas, para que nossas cidades se encham da alegria genuína, fruto da presença de Cristo”.

Arquidiocese de Belém

As decisões tomadas no Sínodo vão contribuir para vida da igreja no âmbito pastoral, missionário, social, entre outros. Atualmente a Arquidiocese de Belém tem como Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Bispo Auxiliar   Dom Antônio de Assis Ribeiro e mais 235 padres.

São 99 paróquias, divididas em oito Regiões Episcopais ( Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Sant”Ana, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, São Vicente de Paulo e São João Batista), que atendem os Municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.

SERVIÇO:

• Relançamento do Sínodo da Arquidiocese de Belém
  • Sábado, dia 05 de fevereiro, das 7h30 às 12h
  • Centro de Cultura e Formação Cristã (BR KM 06 – Faculdade Católica de Belém)

Sugestão de entrevistados:

Presidente da Comissão para o Sínodo:

• Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém

Comissão organizadora: