Homenagens a Dom Bosco
28/01/2022

No próximo dia 31 de janeiro, segunda-feira, celebramos São João Bosco, o padroeiro da juventude, o dia marca a sua Páscoa definitiva. Na Arquidiocese de Belém as homenagens estão sendo realizadas com festividade desde o dia 23 nas Igrejas dedicadas ao Santo no bairro do Reduto e em Ananindeua.

No Bairro do Reduto, na Capela do Colégio Dom Bosco (Travessa Benjamim Constant, 634, esquina com a Rua Aristides Lobo), a festividade iniciou no dia 23 e encerra na segunda-feira (31), com missa às 19h. No domingo (30) a programação será a partir das 7h, com Santa Missa e, em seguida, será realizada a carreata pelas ruas dos bairros no Reduto, Campina e Nazaré, com a Imagem do Santo.

A Carreata de Dom Bosco, sairá às ruas com todas as medidas de segurança sanitária e, tem como objetivo, levar bênçãos de saúde às famílias neste momento de grandes preocupações da sociedade, em virtude do agravamento dos casos de Covid-19 e gripe na Cidade.

O percurso inicia na Travessa Benjamin Constant e segue pelas ruas Ó de Almeida, Travessa Piedade, Avenida Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Oswaldo Cruz, Presidente Vargas, Avenida Nazaré, Travessa Quintino Bocaiúva, Rua Boaventura da Silva, Doca de Souza Franco, Rua Belém (ao lado do Porto Futuro), Rui Barbosa e Tiradentes, retornando ao Colégio.

Na segunda-feira, dia 31, dia de São João Bosco, a Missa Solene será presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, que também por vocação tem a inspiração salesiana.

Em Ananindeua, na Igreja de São João Bosco (Passagem Dona Ana, 714 – Centro, Ananindeua), pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Graças, a festividade iniciou no dia 23, com tema” Com Dom Bosco aprender a, comunhão, a participação e missão”.

A programação conta missa sempre às 17h30. Já no domingo dia 30 haverá missa com benção das famílias, às 8h e 17h30. Na segunda-feira (31) a Missa Solene será às 19h, presidida pelo Pároco, Francisco Alves de Lima.

Todas as celebrações nas paróquias regem os cuidados previstos nas orientações pelas autoridades sanitárias e orientações da Arquidiocese de Belém, em combate a Covid-19.  Uso permanente de máscaras e disponibilização de álcool, número maior de missas e transmissão da programação pelas redes sociais das paróquias.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro