Instalação da nova Área Missionária: Nossa Senhora da Esperança
09/10/2024

A Arquidiocese de Belém instala nesta  quarta-feira (09) a  nova Área Missionária Nossa Senhora da Esperança (Rua do Acampamento, 223, bairro do Telégrafo), que fará parte da Região Episcopal Santa Cruz.

A cerimônia de criação será às 19h, com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém e concelebrada por Dom Antônio de Assis, Bispo Auxiliar de Belém e os padres  Região Episcopal Santa Cruz. Na ocasião o Padre Glaucom Oliveira Feitosa, tomará posse como Administrador da Área Missionária.

A Área Missionária foi desmembrada do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e da Paróquia São Sebastião, a partir da instalação contará com as Comunidades: Menino Jesus, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Assis, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Nazaré, Missionários da Esperança , Missionário de Cristo, Santa Clara, Santa Catarina de Sena, Caminhar com Cristo, Divino Pai Eterno e Cristo Redentor.

Região Episcopal Santa Cruz

Criada em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, a Região Episcopal Santa Cruz foi desmembrada em 1999, para criação da Região São João Batista.

Atualmente a região tem como Vigário Episcopal o Padre Gabriel Paes  e  com a nova  Área Missionária a região  contará com conta 17 paróquias que atuam nos bairros: Castanheira, Marambaia, Souza, Curió Utinga, Marco, Val-de-Cans, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Pedreira e Umarizal.

As paróquias da Região Santa Cruz são: Imaculada Conceição (Castanheira), Jesus Ressuscitado, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Sagrada Família, Santa Cruz, Santa Teresinha da Amazônia, São Benedito, São Francisco Xavier, São Geraldo Magela, São João Paulo II, São Jorge, São Raimundo Nonato,  São Sebastião , São João Bosco e Nossa Senhora da Esperança

Sentido da Área Missionária

A instituição de uma área missionária é de suma importância para a Igreja Católica, conforme ressaltado em documentos papais. Tanto o Papa Paulo VI na encíclica Evangelii Nuntiandi (EN 14) quanto o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium (EG 112) enfatizaram que a missão de propagar o Evangelho é essencial para a Igreja. A criação de uma área missionária permite que a Igreja se organize e mobilize para alcançar pessoas de diversas origens, promovendo uma mensagem de fé, valores morais e adaptando-se às realidades culturais locais.

Além disso, uma área missionária desempenha um papel vital na disseminação da fé e na construção de comunidades religiosas. Ela oferece assistência espiritual e caritativa às comunidades locais, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o enriquecimento cultural. É um centro de atividades religiosas, sociais e culturais que têm um impacto profundo nas vidas das pessoas e nas sociedades em que está inserida, fortalecendo os laços entre diferentes grupos e culturas.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]