II Encontro dos devotos e filhos espirituais de São Pio de Pietrelcina
23/05/2024

Será realizado de 23 a  26 de maio o II  encontro dos devotos e filhos espirituais de São Pio de Pietrelcina, conhecido como “Padre Pio”. O tema do encontro é “Misericórdias Domini” (“As misericórdias do Senhor”), na Paróquia São Pio de Pietrelcina (Rod. Bernardo Sayão, 17800 – Pato Macho, Marituba-PA).

A programação contará com missa, adoração, terço, visita da relíquia de São Pio e formação ministrada por Rogério Melo, coordenador do Movimento dos Filhos Espirituais de São Padre Pio Pietrelcina no Brasil.

Começando nesta quinta-feira (23) com adoração e Santa Missa  a partir das 19h, presidida pelo pároco, Padre Cleiton Liker, o evento segue até o domingo e destaca a vida e o legado espiritual deixado por este santo italiano que vem arrastando uma legião de devotos e admiradores de sua história recente, pois Padre Pio faleceu em 1968 e foi canonizado pouco tempo depois, em 2002, por São João Paulo II.

O evento tem também como ponto alto a prática caritativa, um dos legados do santo. No dia 24, às 11h, haverá Santa Missa e visita da relíquia (fragmento de osso) do Padre Pio ao Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, em seguida será servido um almoço. Na parte da noite, os devotos do Padre Pio distribuirão sopa aos que estiverem na Unidade de Pronto Atendimento de Marituba e aos moradores em situação de rua que habitam às margens da BR 316.

São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina nasceu em 25 de maio de 1887, uma família de camponeses, em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento, filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa de Nunzio.

Ele foi batizado no dia seguinte com o nome de Francesco Forgione. Aos 12 anos, recebeu o sacramento da Confirmação e da Primeira Comunhão. Aos 16 anos, entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de Frei Pio.

Em 1910, recebeu a ordenação sacerdotal. Seis anos depois, entrou para o Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, onde dedicou muitas horas do dia ao sacramento da Confissão. O cume das suas atividades pastorais era a celebração da Santa Missa. Ele se definia “um pobre frade que reza”. “A oração – afirmava – é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus”.

Padre Pio viveu em plenitude a vocação de contribuir para a redenção do homem, segundo a missão especial que caracterizou toda a sua vida e que realizou por meio da direção espiritual dos fiéis, pela reconciliação sacramental dos penitentes e pela celebração da Eucaristia. O momento mais alto de sua atividade apostólica foi aquele em que celebrou a Santa Missa. Os fiéis que dela participaram perceberam o ápice e a plenitude de sua espiritualidade.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 23

19h – Adoração Silenciosa

19h30 – Santa Missa

11h – Santa Missa e visita da relíquia ao Hospital Augusto Chaves

12h – Entrega de Almoço no Hospital Augusto Chaves

20h – Entrega de Sopa na UPA e para aos moradores em situação de rua ao longo da BR 316.

09h -Santa Missa Votiva em memória do Aniversário Natalício de Padre  Pio

10h30-Encontro com os pais e crianças da catequese

Escola da Fé

15h – Terço da Misericórdia