Homenagens a São Cristóvão
22/07/2021

Neste domingo (25) a Igreja Católica celebra dia de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e dos motoristas, na Arquidiocese de Belém as homenagens serão realizadas nas Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima) e Nossa Senhora do Ó (Mosqueiro).

Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167 – Fátima) a programação começará às 8h30, com santa missa presidida pelo pároco, Cônego Silvio Trindade. Ao final da celebração terá a tradicional benção dos motoristas, chaves e veículos.

Após a missa haverá a 108ª edição da Carreata de São Cristóvão, organizada pelos amigos de São Cristóvão, que partirá da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, segue pela Antônio Barreto, Travessa Castelo Branco, Avenida governador José Malcher, Avenida Assis de Vasconcelos, Boulevard Castilhos França, Avenida Presidente Vargas, Avenida Serzedelo Corrêa, Avenida Gentil Bittencourt, Avenida Quintino Bocaiuva, Avenida Nazaré, Avenida Magalhães Barata, R. Deodoro de Mendonça, Francisco Monteiro, Silva Rosado, Olaria, Av. Tucunduba encerrando na Igreja Santo Agostinho.

Mosqueiro

Na Paróquia Nossa Senhora do Ó (Trav. Coronel Carlos Bentes,159, Vila- Mosqueiro), a programação será na segunda-feira (26), devido a quantidade de veranistas na ilha.  Começa às 16h, com a saída da carreata do Portal para Vila e percorrerá as principais ruas do distrito até a paróquia Matriz de Nossa Senhora do Ó. A missa está prevista para 17h, presidida pelo Pároco Cônego Cristóvão Santos Freitas, após a chegada da carreata e bênção dos motoristas, chaves e carteiras.

Histórico

Certo dia São Cristóvão transportou um menino de uma margem a outra de um rio, este ficava cada vez mais pesado à medida que o levava. São Cristóvão sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”.

Tradição

Em Belém a homenagem a São Cristóvão teve início no ano de 1913. A imagem peregrina foi trazida de Portugal e até hoje é usada durante as procissões. A festividade de São Cristóvão era organizada pela União dos Choferes do Pará. Com a extinção do órgão, o Sindicato dos Rodoviários se encarregou de dar continuidade à tradição.  Atualmente é organizado pelos Amigos de São Cristóvão.

Mosqueiro a devoção a São Cristóvão começou com senhor Sebastião, proprietário da extinta Expresso Beira-Dão, após seu falecimento a comunidade deu continuidade às homenagens ao padroeiro dos motoristas.

Mais Informações:
Hermínio Calvinho Neto (Amigos de São Cristóvão)
Contato: 98124-8011