Festividade de São Sebastião
19/01/2023

A Igreja católica celebra amanhã (20) dia de São Sebastião, Santo Mártir, que tornou- se defensor da Igreja. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ao Santo ocorrem no bairro da Sacramenta, no distrito de Icoaraci e no município Santa Bárbara.

Na Paróquia São Sebastião, (Avenida Senador Lemos, nº 3880, bairro da Sacramenta), a festividade tem como tema “São Sebastião, Mártir e Vivente da Fé”, começou no dia 14 e segue até o dia 22, com missa às 19h, celebrada por padres convidados.

Na sexta-feira (20) Dia São Sebastião a programação começa às 7h, com missa presidida pelo Padre Lindomar Pinheiro, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em seguida haverá carreata.

Percurso: saindo da Paróquia  e percorrerá a Travessa São Sebastião – Passagem Auxiliadora – Pedro Miranda – Dr. Freitas (1º retorno à esquerda) – Dr. Freitas – Senador Lemos  – Passagem 1º de Setembro – Av. Pedro Alvares –Dr. Freitas- Senador Lemos- Vila Nova- Pedro Álvares- São Sebastião – Pass. Severa Romana – Pass. Gastão – Pedro Álvares – São Benedito – Jardim das Poncianas – Angustura – Praça do Jaú – (atravessa a Senador Lemos) – Angustura – Rua Nova – Perebebuí – Antônio Everdosa – Alferes Costa –  retornando a paróquia

A paróquia ficará aberta à visitação ao longo do dia, com missa às 11h30, celebrada pelo Cônego Ronaldo Menezes, Vigário Episcopal da Região Santa Cruz e, às 19h, a Santa Missa será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

No domingo (22), o Cônego José Gonçalo, Pároco da Paróquia São Miguel, conduz celebração às 7h, em seguida sairá a procissão pelas ruas do bairro.

Percurso: Saída: Paróquia São Sebastião – Av. Senador Lemos, Av. O Dr. Freitas, Passagem Conceição, Passagem Bambú, Travessa São Sebastião, Passagem Santa Luzia, Travessa Alferes Costa, Av. Senador Lemos, retornando para a paróquia. Às 19h haverá a missa de encerramento e programação cultural.

Em Icoaraci, a Igreja centenária de São Sebastião (Orla de Icoaraci), pertencente a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, a festividade tem como tema “São Sebastião, homem de coração ardente,” e ocorrerá de 17 a 20 de janeiro, com missa às 19h e programação cultural.

Na sexta-feira (20) dia de São Sebastião a programação começa às 17h30, com a saída da procissão com a Imagem de São Sebastião da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, com destino à Igreja do padroeiro na Orla de Icoaraci, Igreja de São Sebastião (Rua Siqueira Mendes, nº 2, Cruzeiro – Icoraci). Na chegada haverá Missa Solene presidida pelo Padre Maurício Henrique, seguida de programação cultural.

No Município de Santa Bárbara, a Paróquia Santa Bárbara ( Rua Fernando Ferrari, 479, Centro) tem grande devoção a São Sebastião, e realizar a festividade com tema “ Com São Sebastião, vivamos nossa vocação de amor e evangelizar de 14 a 22, encerrando com o Círio de São Sebastião.

Na sexta-feira (20), dia de São Sebastião, terá Terço da Alvorada, às 6h30 e a noite Santa Missa, às 19h30, presidida pelo Pároco Padre Francimar Ferreira Lopes e em seguida programação cultural.

No domingo (22) ocorrerá a 92ª edição do Círio de São Sebastião, com saída e retorno na própria Igreja Matriz  de Santa Bárbara. A concentração será às 7h30 com saída logo em seguida.

Na chegada haverá missa presidida pelo Pároco,  Padre Francimar Ferreira Lopes. A noite, o encerramento da festividade será com Missa Solene, às 19h30, presidida pelo Vigário, Padre Henrique de Brito Alves, seguida de programação cultural.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro