Festividade de Sant’Ana e São Joaquim – Padroeiros dos avós
21/07/2022

A Igreja Católica  celebrará no próximo dia 26 de julho, Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós do Menino Jesus e no dia 24 de julho, o II Dia Mundial dos Avós e dos Idososinstituído pelo Papa Francisco, com tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

Na Arquidiocese de Belém os padroeiros dos avós serão homenageados com festividade do dia 23 ao 26, na Paróquia Sant’Ana da Campina (Praça Maranhão, 125, Bairro da Campina), com tema “Sant’Ana e São Joaquim expressão da graça preparada por Deus através de Maria”.

A abertura será neste sábado (23), às 11h, com novena, recital seguido de Santa Missa presidida pelo Cônego Roberto Cavalli, Vigário Episcopal da Região Sant’Ana.

No domingo (24) será celebrado o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, data escolhida para saída da carreata com as Imagens de Sant’Ana e São Joaquim, logo após a missa das 9h, presidida pelo pároco, Cônego Joel Oliveira.

Percurso:  Saída Igreja de Sant’Ana (Saída) na Praça Maranhão, Rua Manoel Barata, Trav. Rui Barbosa, Rua Tiradentes, Rua Assis de Vasconcelos, Trav. Aristides Lobo, Trav. Frutuoso Guimarães, Rua Manoel Barata e retorna para a paróquia.

A programação continua segunda-feira (25) pela manhã, às 11h com novena, seguida de missa, às 12h. Na terça-feira (26), Dia dos Avós do Menino Jesus, às 10h, terá o terço, acolhida da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, seguida de novena.

Já, às 12h, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, presidirá a Missa Solene com benção dos idosos e dos avós. A programação retorna a partir das 16h, com novena e, às 17h, o Cônego Antônio Beltrão, Chanceler da Arquidiocese de Belém, presidirá a Missa Solene de encerramento da festividade com benção dos idosos e dos avós.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado no mundo inteiro no dia 24 de julho.  Todos são chamados a celebrar a data cujo tema, indicado pelo Papa Francisco, é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa pede para que o Dia Mundial dos Avós e Idosos seja anunciado nas paróquias e comunidades, que seja um dia para visitar os idosos abandonados em casa ou nos asilos.

“Que ninguém viva este dia na solidão. Ter alguém para cuidar pode mudar a orientação dos dias de quem já não espera nada de bom do futuro e num primeiro encontro pode nascer uma nova amizade. A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo!” Peçamos a Nossa Senhora, Mãe da Ternura, que faça de todos nós dignos artífices da revolução da ternura para juntos, libertarmos o mundo da sombra da solidão e do demônio da guerra”. Papa Francisco.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém