Festividade de Sant’Ana e São Joaquim
19/07/2023

“Festividade homenageia os avós e celebra o dia mundial dos avós e dos idosos”

A Igreja Católica celebrará no próximo dia 26 de julho a festividade de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós do Menino Jesus. Na Arquidiocese de Belém, a Paróquia Sant’Ana da Campina (Praça Maranhão, 125, Bairro da Campina) realizará uma festividade especial em homenagem aos avós, que ocorrerá de 23 a 26 de julho. O tema escolhido para o evento é “Por uma Igreja Sinodal com Sant’Ana e São Joaquim”.

A festividade terá início neste sábado, dia 22, às 11h, com a realização de uma novena seguida de Santa Missa, presidida pelo pároco Cônego Antônio Beltrão. No domingo, dia 23, será celebrado o 3° Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, uma data de grande importância que será celebrada em todo o mundo. Nessa ocasião, está prevista uma carreata com as imagens de Sant’Ana e São Joaquim, logo após a missa das 9h na Paróquia Sant’Ana, também presidida pelo Cônego Antônio Beltrão.

percurso da carreata seguirá o seguinte trajeto: saída da Igreja de Sant’Ana na Praça Maranhão, passando pela Rua Manoel Barata, Travessa Rui Barbosa, Rua Tiradentes, Rua Assis de Vasconcelos, Travessa Aristides Lobo, Travessa Frutuoso Guimarães, Rua Manoel Barata e retorno para a paróquia.

Durante a festividade, nos dias 24 e 26, serão realizadas novena às 11h e missa às 12h. Na quarta-feira (26), Dia dos Avós do Menino Jesus, a programação iniciará às 10h com o terço e a acolhida da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, seguida da novena. Às 12h, será realizada a Missa Solene com a bênção dos idosos e dos avós, presidida pelo Padre André Teles, Vigário Episcopal da Região Sant’Ana. À tarde, às 16h, ocorrerá a novena, e às 17h, o pároco Cônego Antônio Beltrão presidirá a Missa Solene de encerramento da festividade, com a bênção dos idosos e dos avós.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O evento é uma oportunidade de honrar a figura dos avós e celebrar o amor, sabedoria e dedicação que eles oferecem às suas famílias. Além disso, a festividade coincide com o 3° Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado em todo o mundo no dia 23 de julho. O tema escolhido pelo Santo Padre para este ano é “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50), estabelecendo uma conexão especial com a Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa.

Sobre a Paróquia Sant’Ana da Campina:

A Paróquia Sant’Ana da Campina é uma das mais antigas e tradicionais da cidade de Belém, no Pará. Foi fundada em 1727, como a segunda paróquia da época colonial, e teve sua atual igreja construída entre 1761 e 1782, pelo arquiteto italiano Antônio José Landi. A igreja tem um estilo neoclássico, com influências do barroco e do colonial, e se destaca pela sua lanterna redonda coroada por uma cúpula e uma cruz, uma raridade nas igrejas brasileiras. O interior da igreja é revestido de mármore e possui pinturas florais no teto e duas telas de Pedro Alexandrino nas capelas laterais. A igreja também abriga uma réplica de Roma da imagem de São Pedro. A paróquia é um centro de fé e devoção dos fiéis católicos, que celebram a festa de Sant’Ana no dia 26 de julho.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará