Círio e festividade de Nossa Senhora do Carmo
05/07/2023

A Igreja Católica celebrará no dia 16 de julho Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas. Na Arquidiocese, as homenagens  vão ocorrer de 9 a 16 de julho nas cidades de Belém e Benevides, onde Nossa Senhora do Carmo é a padroeira.

Benevides

A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Augusto Meira Filho, em Benevides, realizará a festividade de 9 a 16 de julho. O tema escolhido para o evento é “Mãe do Camelo, ensinai-nos a ser Igreja Missionária”.

A programação terá início neste sábado, dia 9, com a Santa Missa às 19h, seguida da trasladação do Círio de Nossa Senhora do Carmo para a Paróquia Santa Rosa de Lima, situada na Rua Fernando Guilhon, s/n, no bairro Independência. A procissão percorrerá a Avenida Joaquim Pereira Queiroz, a Avenida Professor José Gomes Teles e a Rua Fernando Guilhon até chegar à Paróquia Santa Rosa de Lima, onde a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo pernoitará.

No domingo, dia 9, às 7h, será realizada a Santa Missa de abertura do Círio de Nossa Senhora do Carmo na Paróquia Santa Rosa de Lima. Após a missa haverá procissão com trajeto pela Rua Fernando Guilhon, pela Avenida Presidente Costa e Silva, pela Avenida Joaquim Pereira Queiroz até chegar à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Na chegada, também haverá Santa Missa, presidida pelo Pároco Padre Hélio Fronczak. A festividade prosseguirá até o dia 16, com celebrações religiosas e noites culturais.

É importante destacar que o dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, será feriado municipal em Benevides, de acordo com a Lei Municipal nº 194/68.

Em Belém

Na Igreja do Carmo, localizada na Travessa Dom Bosco, na Cidade Velha, em Belém, a festividade ocorrerá de 13 a 16 de julho. O tema escolhido para o evento é “Maria, mãe do povo de Deus a caminho”. Serão realizadas missas e novenas diariamente às 18h30, celebradas por padres convidados, além de uma programação cultural.

No dia da padroeira, 16 de julho, em todas as celebrações, serão realizadas bênçãos dos escapulários às 7h, às 9h e ao meio-dia, sendo a última missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. À tarde, às 17h, será celebrada a Santa Missa, seguida de uma procissão. Na chegada, haverá uma missa às 19h, presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Devoção

A festividade de Nossa Senhora do Carmo é uma oportunidade para celebrar a história da padroeira e da Ordem dos Carmelitas. Durante o século XII, os monges carmelitas foram perseguidos pelos muçulmanos e encontraram refúgio na Europa, sob a proteção de Maria. São Simão Stock, eleito como superior geral da ordem, recebeu uma aparição de Nossa Senhora do Carmo em 16 de julho. Ela entregou-lhe um escapulário, declarando: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo aquele que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

A devoção ao escapulário de Nossa Senhora do Carmo foi promovida por vários papas ao longo dos anos, e o Papa Pio XII enfatizou que seu uso não é uma licença para pecar, mas um lembrete para viver uma vida cristã e alcançar a graça de uma boa morte.

Sobre a Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Benevides

Fundada em 1966, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo faz parte da Região Episcopal Nossa Senhora do Ó. Sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo, é venerada com grande devoção e carinho pelos fiéis, cuja festa é celebrada anualmente no dia 16 de julho. Um dos momentos mais aguardados é o Círio de Nossa Senhora do Carmo, uma imponente procissão do Círio que reúne milhares de pessoas no segundo domingo de julho, percorrendo as ruas da cidade com fervor e devoção.

Além das celebrações religiosas, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo oferece uma variedade de atividades pastorais, litúrgicas, sociais e culturais para atender às necessidades espirituais e sociais dos paroquianos e devotos de Nossa Senhora do Carmo. Essas atividades incluem encontros de formação, grupos de oração, momentos de partilha e solidariedade, além de eventos culturais que enriquecem a vida da comunidade.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará