Festividade de Santa Rita
19/05/2021

A Igreja Católica celebra neste sábado (22) a Solenidade de Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperadores. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ocorrem nas Paróquias São José de Queluz (Canudos) e Paróquia Santa Rita de Cássia (Cidade Nova 5).

Este ano não haverá as tradicionais procissões de Santa Rita, na Paróquia São José, que desde abril de 2019 é Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém, e nem a Procissão das Rosas na Paróquia Santa Rita. As procissões serão substituídas pela saída da Imagem da Santa em carro aberto pelas ruas, no sábado (22) em Canudos e no domingo (23) na Cidade Nova.

A Paróquia São José de Queluz (Avenida Cipriano Santos, 311, Canudos) a festividade começou no dia 13 e segue até o dia 22, com novena às 18h e Santa Missa às 19h.  Sábado (22), dia de Santa Rita, a programação começa com missas às 7h, presidida pelo Frei Paulo Alessandro Dias. Ao término da celebração a Imagem de Santa Rita de Cássia, sairá em carro aberto pelas ruas do bairro de Canudos. A igreja ficará aberta para visitação ao longo do dia e contará ainda com celebrações 11, 17 e 19 horas.

Paróquia Santa Rita de Cássia (Cidade Nova V, We 32 – Ananindeua) a festividade também começou no dia 13 de maio e segue até o dia 23. Este ano o tema é “Com São José e Santa Rita aprendamos a ler um coração de Pai e Mãe”. A programação durante o período conta com terço às 17h30 e santa missa 19h.

No Sábado (22) dia de Santa Rita a programação começa às 7h, com missa presidida pelo Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Vigário Geral da Arquidiocese. Já às 9h a missa será conduzida pelo Padre José Maria da Silva Ribeiro, Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus. Às 12h a Missa será com Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Pela tarde, às 15h, a celebração será com Padre Fábio Quintal, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, e às 17h pelo Padre Devair Nunes Delgado, Pároco da Paróquia Santo André Apóstolo.

A noite a celebração Solene será presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém, às 19h, e concelebrada pelo Pároco Padre André Teles e oVigário Paroquial, Padre Romeu da Silva.

No domingo (23) terá santa missa será às 7h, presidida pelo Padre André Teles, em seguida a Imagem será levada em carro aberto pelas ruas da Cidade Nova V.  Para o encerramento da festividade também haverá celebrações às 9h e 19h.

Em combate à pandemia todas as celebrações regem os cuidados previstos nas orientações pelas autoridades sanitárias e orientações da Arquidiocese de Belém, em combate a Covid-19. Estão sendo mantidos durante as celebrações o distanciamento social, controle de acessos, lotação máxima, o uso permanente de máscaras e disponibilização de álcool e número maior de missas e com transmissão da programação pelas redes sociais das paróquias.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém