Dia de Nossa Senhora de Fátima
11/05/2021

Nesta quinta-feira (13) a Igreja Católica celebra Nossa Senhora de Fátima. Na Arquidiocese de Belém as homenagens serão nas paróquias dedicadas à Santa, no bairro de Fátima e no Distrito de Icoaraci. adotando todas as orientações das Autoridades Sanitárias e as medidas de prevenção da Arquidiocese contra a Covid-19.

A tradicional procissão luminosa que ocorre no dia 12, no bairro de Fátima e no dia 13, em Icoaraci, será substituída pela saída da Imagem de Nossa Senhora de Fátima em carro aberto.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167 – Fátima), a festividade tem como tema: Maria dá ao mundo, Cristo, nossa paz! E o lema: “A cidade se encheu de alegria” (Atos 8,8)

No dia 12, a programação é especial conduzida pelo Pároco Cônego Silvio Trindade e pelo Vigário Paroquial, Padre Nildo Dias, começará às 6h30, com alvorada, segue com Ofício de Nossa Senhora, às 11h30 e Santa Missa em seguida.

Pela tarde, às 17h30, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a Missa Solene, momento em que também se celebra o 54º aniversário de criação da paróquia. Esta celebração será transmitida pela TV Nazaré, canal 30.1 e (https://www.facebook.com/ santuariodefatimabelempa)

Após a Missa às 19h, terá a saída da Imagem de Nossa Senhora em carro aberto pelas ruas dos bairros próximos a igreja. As famílias poderão fazer homenagens de suas casas durante a passagem da imagem.

No dia (13), dedicado à Nossa Senhora de Fátima, a programação conta com Alvorada (6h), terço (10h) e novena (16h30) e missas às 6h30, 8h30, 12h (também transmitida pela Tv Nazaré), 17h e 19h, esta última marca o encerramento da festividade.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Icoaraci (Rua Oito de Maio, 49 – Campina, Icoaraci), a festividade tem como tema: Maria, fiel esposa de José. No dia (12), após a Santa Missa, ocorrerá o traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Igreja matriz para Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci).

No dia de Nossa Senhora de Fátima (13) a programação será conduzida pelo Pároco Padre Adalberto Brandão e o Vigário Paroquial, Padre Glaucon Feitosa, e contará com terço às 6h, novena às 7h e 16h e oração do Ângelus às 12h.

Pela noite, às 18h, a missa será presidida pelo Padre Agostinho Cruz, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em seguida a Imagem será levada em carro aberto, para a igreja Matriz. Durante o percurso as famílias poderão fazer homenagens diretamente de suas casas. A chegada será na Igreja Matriz de Fátima, com missa de encerramento presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. Toda programação será transmitida pelas redes sociais das paróquias (https://www.facebook.com/pascomfat)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém