Festividade de Nossa Senhora Aparecida
29/09/2023

No dia 12 de outubro, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Na Arquidiocese de Belém, as homenagens ocorrem no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Av. Pedro Miranda, 1566 – Pedreira) com festividade de 1° a 12 de outubro, com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.

Abertura da festividade: A abertura da festividade será neste domingo, 1° de outubro, com a Procissão das Crianças às 8h, saindo do Santuário de Aparecida na Av. Pedro Miranda. O percurso incluirá a Enéas Pinheiro, Marquês de Herval, Mauriti e Pedro Miranda, retornando ao Santuário. Na chegada da procissão, ocorrerá a missa das crianças. Além disso, haverá missas às 11h, 19h e programação cultural.

Programação: A festividade segue até o dia 12 com o terço às 6h30, missa às 7h às 19h, novena às 18h30 e programação cultural a partir das 20h. No domingo, dia 8, dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a programação ocorre a partir das 18h30.

Dia de Nossa Senhora Aparecida (12): Na quinta-feira, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a programação conta com o terço Mariano às 6h30 e missas às 7h, 9h, 11h, 17h e 19h. A Procissão de Nossa Senhora Aparecida será às 18h30, saindo do Santuário de Aparecida e seguindo pela Pedro Miranda, Enéas Pinheiro, Antônio Everdosa, Vileta, Visconde de Inhaúma, Mauriti, Pedro Miranda e retornando ao Santuário.

Nossa Senhora Aparecida: considerada a padroeira do Brasil, é uma figura de profunda devoção para milhões de brasileiros. Sua história remonta ao século XVIII, quando pescadores encontraram uma imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba. Esse achado milagroso e a subsequente série de eventos extraordinários levaram à construção do Santuário Nacional de Aparecida, que se tornou o centro de peregrinação religiosa mais importante do país. Nossa Senhora Aparecida é vista como símbolo de fé, esperança e proteção, unindo pessoas de todas as origens e crenças em um profundo sentimento de devoção e gratidão. Suas festividades anuais são momentos de celebração e reflexão espiritual, como a que ocorre na Arquidiocese de Belém, conforme mencionado no comunicado de imprensa.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)