Domingo de Ramos
03/04/2020

O Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e manifesta a vinda do Reino que o Messias realizará na Páscoa de sua morte e ressurreição. A celebração dá início a Semana Santa, período em que se recomenda que seja vivido profundamente no recolhimento.

Na Arquidiocese de Belém a celebração do Domingo de Ramos (05) será presidida com sobriedade, sem procissão e sem a participação dos fiéis. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá às 8h30, na Catedral. Já às 12h a celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Capela da Residência Episcopal, às duas serão transmitidas pela Tv Nazaré e redes sociais. Haverá celebração também nas paróquias, as quais, a medida do possível, transmitirão por suas redes sociais.

Devido às orientações de saúde, os cristãos são convidados a viver um Domingo de Ramos diferente. As Igrejas Católicas de todo o Brasil estão pedindo que as famílias possam colocar ramos em lugar de honra em suas casas. Pode-se fixá-los em janelas, portas, portões, ou outras formas de manifestação do que gostaríamos todos de fazer, com a costumeira procissão de Ramos, que não ocorrerá neste ano.

Nas Missas transmitidas pela TV Nazaré, assim como nas Missas das Paróquias, transmitidas pelas redes sociais, haverá a bênção dos Ramos, após a leitura do Evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, logo no início da Missa, no lugar do Ato Penitencial. “Nenhuma casa fique sem a acolhida jubilosa de Jesus, portador de salvação, vida, saúde e liberdade: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’” Dom Alberto.

Missa do Crisma

A Missa do Crisma tradicionalmente realizada na Quinta-feira Santa, este ano será celebrada na segunda-feira (06) às 8h30, com a presidência do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e clero o Arquidiocesano. Os sacerdotes em situação de risco estão dispensados.

Na celebração do Crisma ocorrem dois momentos importantes, a renovação dos compromissos sacerdotais e a bênção dos Santos Óleos, por isso a Santa Missa é conhecida também como Missa dos Santos Óleos.

Acompanhe tudo ao vivo pelos nossos meios:

  • http://bit.ly/FacebookArqBelem
  • http://bit.ly/TVNazare
  • http://bit.ly/TVNazareYoutube
  • http://bit.ly/FacebookFNC