Dia de São Sebastião
19/01/2021

Nesta quarta-feira (20) a Igreja Católica celebra o dia de São Sebastião, Santo mártir que tornou- se defensor da Igreja. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ao Santo ocorrem no bairro da Sacramenta, Icoaraci e Santa Barbará.

Devido a pandemia as tradicionais procissões serão substituídas pela saída da Imagem de São Sebastião em carro aberto.  As missas terão controle do número de participantes e transmissão pelas redes sociais das paróquias.

No bairro da Sacramenta, a Paróquia São Sebastião ficará aberta para visitação dos fiéis, com missa às 7h, presidida pelo Pároco, Padre Pedro Diocrésio e às 9h celebrada pelo Padre Francisco das Chagas Souza, pároco da Paróquia São Vicente de Paulo.  Às 12h terá a novena em honra a São Sebastião conduzida pelo Padre Pedro Diocrésio.

Os devotos poderão também visitar a Imagem de São Sebastião de 9h às 17h no It Center, de onde sairá às 17h a imagem em carro aberto pelas ruas do bairro da Sacramento, com destino a Paróquia de São Sebastião. Na chega haverá Missa Solene presidida pelo padre José Maria Ribeiro, pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus.

A festividade na paróquia tem como tema: “Na Trindade edifica-se a unidade entre os irmãos pela intercessão de São Sebastião”. Começou no dia 11 e segue até o dia 20, com missas e venda de comidas (somente para retirada no local).

Em Icoaraci, a Igreja de São Sebastião– pertencente à Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças- a festividade tem como tema: São Sebastião, discípulo fiel do amor a Cristo e defensor da fé”. A programação ocorre de 16 a 20.   Devido o espaço na Igreja, este ano toda programação será realizada na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

No dia 20, a programação começa às 18h, com a saída da Imagem de São Sebastião em carro aberto pelas ruas de Icoaraci. Na chegada terá Missa Solene presidida pelo Pároco Padre Agostinho Cruz.

No município de Santa Bárbara, na Paróquia Santa Bárbara a programação começa às 18h, com terço e às 19h, Missa solene presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 20h30 começa a programação cultural com livre de artistas locais.  A festividade começou no dia 10 e segue até o dia 24, com missa e livre de artistas locais.

No domingo (24) será realizada a 90° edição do Círio de São Sebastião, com tema: “Com São Sebastião Caminhemos Juntos no Anúncio do Evangelho”. A Missa começa às 7h30, presidida pelo Pároco Padre Francimar Ferreira Lopes. Após a celebração terá a saída do Círio, com Imagem de São Sebastião em carro aberto. Na chegada haverá o almoço e a noite o encerramento da festividade que começou no dia 10.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro