Dia de São Pedro e São Paulo
28/06/2024

Encerrando as festividades dos Santos Juninos, temos no dia 29 de junho,  São Pedro e São Paulo, reconhecidos como “Colunas da Igreja”. São Pedro é o primeiro Papa da Igreja Católica, padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas. Já São Paulo é conhecido como o grande evangelizador e apóstolo da comunicação. Ambos foram incansáveis na expansão do Cristianismo em seus primeiros anos após a morte e ressurreição de Cristo. Pela importância de ambos os santos, na Igreja Católica a festa dos mesmos é celebrada sempre no domingo mais próximo ao dia 29 de junho, para favorecer a participação dos fiéis nas celebrações.

Na Arquidiocese de Belém, as festividades dedicadas aos santos ocorrem na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, e na Paróquia São Pedro Pescador, em Mosqueiro, e na Paróquia Sant’Ana da Campina.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo (Rua Barão de Igarapé Miri, 430, Guamá), a festividade começou no dia 22 e segue até o dia 30 de junho, com o tema: “Com São Pedro e São Paulo, perseveramos na oração rumo ao Jubileu da Esperança”. O evento conta diariamente com o Terço da Alvorada às 6h, novena às 18h, missa às 19h e programação cultural a partir das 20h30.

No sábado  (29), dia dos padroeiros, a programação terá início às 6h com o Terço da Alvorada e, às 12h, será realizada a tradicional missa e bênção das chaves, presididas pelo Pároco, Padre Adailson Oliveira da Silva.

A Procissão com as imagens de São Pedro e São Paulo sairá às 17h, da Comunidade São Vicente de Paulo (Passagem Joana D’arc, n° 104 A, entre passagens Rui Barbosa e São Lázaro), e percorrendo o seguinte trajeto: Passagens Joana Darc, João de Deus,  Ruas Barão de Mamoré,  Silva Castro, Passagem Liberato,  Avenida Barão de Igarapé Miri até a  Paróquia São Pedro e São Paulo.

Na chegada da procissão, haverá a Santa Missa presidida pelo Padre Wiremberg da Silva, seguida de programação cultural. A festividade encerra no  domingo, Dia do Papa, e contará  missas às 7h, 9h, 18h30, novena às 17h30 e programação cultural a partir das 20h30.

Na Paróquia de São Pedro Pescador (Rodovia BL13, nº 100, Baía do Sol – Mosqueiro), a festividade ocorrerá de 29 de julho a 7 de julho, com o tema “A exemplo de São Pedro, sejamos Peregrinos da  Esperança”. A programação conta diariamente com terço às 18h e missa às 19h.

CÍRIO DE SÃO PEDRO

No sábado (29), dia de São Pedro, a programação terá início às 9h (de acordo com a maré) com o Círio Fluvial, saindo da Capela São Sebastião em direção à Baía do Sol, na Comunidade Divino Espírito Santo.

A procissão do Círio de São Pedro sairá às 18h, da Capela Divino Espírito Santo em direção à Igreja Matriz de São Pedro Pescador. Na chegada da procissão, haverá a Missa Solene com bênção das chaves, presidida pelo Pároco Padre Joseildo Zeferino da Silva. Após a missa haverá programação cultural.

Na Paróquia Sant’Ana da Campina (Rua Padre Prudêncio, 95, Praça Maranhão), a festividade ocorrerá nos dias 28 e 29 com  o tema: “Estais sempre prontos a dar razão da vossa esperança” (1Pd 3,15). No dia de São Pedro (29), a programação contará com missa às 12h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

Dia do Papa

Junto com a Festa de São Pedro (29) a Igreja Católica de todo mundo celebra o Dia do Papa. Nesta celebração realiza-se o Óbolo de São Pedro que é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre. As doações são usadas em obras eclesiais, trabalhos humanitários e de promoção social, atividades da Santa Sé, dioceses, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades.

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele era um pescador da Galileia até receber o chamado de Jesus. Como líder dos Apóstolos recebeu a missão de iniciar a Igreja de Cristo: “Tu és Pedro e sobre essa rocha edificarei a minha Igreja” (Mateus 16,18). Ele é considerado o primeiro papa da Igreja Católica, e considerado o patrono dos pescadores e papas. Pedro sofreu martírio durante o reinado do imperador Nero, por volta do ano 64 d.C.

São Paulo, originalmente chamado de Saulo, foi um fariseu que se converteu após uma experiência única com Jesus Cristo ressuscitado a caminho de Damasco. Ele se tornou um dos maiores missionários do cristianismo, levando o evangelho para os gentios do Império Romano. Seu martírio foi consumado também durante o reinado de Nero, por volta de 64-67 d.C

São Paulo é considerado patrono dos missionários, pregadores e escritores devido a sua história como missionário e as inúmeras cartas que endereçou às comunidades que visitava.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Alaíse Ribeiro ( DE FÉRIAS)
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)