Dia de São Pedro e São Paulo
27/06/2023

“Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.”

Encerrando as festividades dos Santos Juninos, temos São Pedro e São Paulo como protagonistas. Ambos os Santos são amplamente reconhecidos pela igreja. São Pedro é o primeiro Papa da Igreja Católica, padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas. Já São Paulo é conhecido como o grande evangelizador e padroeiro da imprensa, dos escritores e dos editores.

Na Arquidiocese de Belém, as festividades dedicadas a esses santos ocorrem na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, na Paróquia São Pedro Pescador, em Mosqueiro, e na Paróquia Sant’Ana da Campina.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo (Rua Barão de Igarapé Miri, 430, Guamá), a festividade ocorrerá até o dia 2 de julho, com o tema “São Pedro e São Paulo, apóstolos por vocação: graça e missão”. O evento conta com o Terço da Alvorada às 6h, novena às 18h, missa às 19h e programação cultural a partir das 20h30.

Na quinta-feira (29), dia dos padroeiros, a programação terá início às 6h com o Terço da Alvorada e, ao meio-dia, será realizada a tradicional missa e bênção das chaves, presididas pelo Pároco Padre Adailson Oliveira da Silva. Pela tarde, às 17h, será realizada a procissão com as imagens de São Pedro e São Paulo, percorrendo o seguinte trajeto: saindo da paróquia na Rua Barão de Igarapé Miri, passando pela Rua Liberato de Castro, Passagem 3 de outubro, Rua 25 de Junho, Passagem Sururina, Rua Silva Castro, Barão de Mamoré, Barão de Igarapé Miri, retornando para a paróquia. Na chegada da procissão, haverá a Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Adailson Oliveira da Silva, seguida de programação cultural.

Na Paróquia de São Pedro Pescador (Rodovia BL13, nº 100, Baía do Sol – Mosqueiro), a festividade ocorrerá no dia 2 de julho, com o tema “”Com  São Pedro  sejamos Apóstolos apaixonados pela Missão”. Na quinta-feira (29), dia de São Pedro, a programação terá início às 8h (de acordo com a maré) com a tradicional Procissão Fluvial, saindo da Capela São Sebastião em direção à Baía do Sol, na Comunidade Divino Espírito Santo. Pela noite, às 18h, ocorrerá a procissão das Chaves, saindo da Capela Divino Espírito Santo em direção à Igreja Matriz de São Pedro Pescador. Na chegada da procissão, haverá a Missa Solene com bênção das chaves, presidida pelo Pároco Padre Joseildo Zeferino da Silva.

Na Paróquia Sant’Ana da Campina (Rua Padre Prudêncio, 95, Praça Maranhão), a festividade tem como tema “Estais sempre prontos a dar razão da vossa esperança”. No dia de São Pedro (29), a programação contará com missa às 12h e às 17h, seguida de arraial com venda de comidas típicas.

Dia do Papa

Também no dia de São Pedro (29) a Igreja Católica de todo mundo celebra o Dia do Papa, no Brasil quando a data cai durante a semana é transferida para o domingo mais próximo, neste caso dia 2 de julho. Nesta celebração realiza-se o Óbolo de São Pedro que é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre. As doações são usadas em obras eclesiais, trabalhos humanitários e de promoção social, atividades da Santa Sé, dioceses, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)
Paróquia São Pedro e São Paulo – Dinha: 98442-5059
Paróquia São Pedro Pescador – Ana  98535-2691

Pautas ArqBelém
Festividades ArqBelém