Dia de São Miguel
29/09/2023

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia dos Santos Arcanjos: Miguel, Padroeiro da Igreja Católica, arcanjo da Justiça e do arrependimento; Rafael, conhecido como o arcanjo da cura, padroeiro dos médicos e dos doentes; e Gabriel, o anjo anunciador, padroeiro dos comunicadores, telefonistas e carteiros.

Na Arquidiocese de Belém o Dia dos Santos Arcanjos será celebrado nas paróquias dedicadas a São Miguel, nos bairros da Cremação e no Una, que realizam festividade desde o dia 17 e segue até o dia 29, com missas, novenas e programação cultural.

Na Paróquia de São Miguel Arcanjo (Av. Alcindo Cacela, 2984 – Cremação), a festividade tem como tema “Com São Miguel, caminhamos juntos”. Por uma igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”. A programação conta diariamente com terço da Alvorada às 5h45, novena às 18h, missa às 18h30 seguida de programação cultural.

Nesta sexta-feira (29) Dia de São Miguel, a programação começa às 5h45 com o terço da Alvorada. Às 7h, após a missa, haverá uma carreata com a imagem de São Miguel partindo da matriz paroquial para a Câmara de Belém, onde o Padroeiro do bairro da Cremação será homenageado às 9h, pelo Dia Municipal de São Miguel Arcanjo, instituído em 2021 pelo Projeto de Lei 9697.

Ainda pela manhã, haverá missa às 11h e, à tarde, às 15h, a celebração do Exorcismo de São Miguel. Às 18h, ocorre o Te Deum. O encerramento da festividade será com a Missa Solene às 18h30, presidida pelo Pároco, Cônego José Gonçalo, seguida de Procissão Luminosa.

Trajeto da Procissão: Saída da paróquia, Alcindo Cacela, Mucajás, 09 de janeiro, Fernando Guilhon, 03 de maio, Pariquis, Alcindo Cacela, Fernando Guilhon, 14 de março, São Miguel, 09 de janeiro, Fernando Guilhon, Alcindo Cacela, retornando para a paróquia.

Na Paróquia Arcanjo São Miguel (Rua Jarbas Passarinho, 01 – UNA – Ananindeua), a festividade tem como tema: “Arcanjo São Miguel, Ajudai-nos a encontrar nosso lugar na Igreja!” A programação conta diariamente com novena às 18h30 e missa às 19h, presidida por sacerdotes convidados, seguida de programação cultural.

Na sexta-feira (29) Dia de São Miguel, a programação começa às 8h30, com missa celebrada pelo Padre Luciano Pereira, Pároco da Paróquia Santa Edwiges. Às 12h, a missa será presidida pelo Padre Ederaldo da Mata, pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Icoaraci.

Pela tarde, às 15h, será a celebração do Exorcismo de São Miguel, com o Padre Devair Delgado, Pároco da Paróquia Santo André Apóstolo, e às 19h, a missa de encerramento da festividade será celebrada pelo Padre Humberto Paiva, Vigário da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)