Dia de São José Operário
26/04/2024

A Igreja Católica celebra na próxima quarta-feira, 1° de maio, o Dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. A data foi instituída em 1955, pelo Papa Pio XII, para enobrecer os frutos do esforço humano através do trabalho: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” (Pp. Pio XII).

Na Arquidiocese de Belém a festividade ocorre na Paróquia de São José Operário – Icuí (Conjunto Carnaúba Alameda A, n° 46, Ananindeua), desde o dia 25 de abril e segue até 1° de maio, com tema “José, humilde artesão, leva-nos à oração” a programação conta todas as noites com missa às 19h, celebrada por padres convidados e arraial com vendas de comidas típicas e apresentações culturais.

Na quarta-feira, 1° de maio, Dia de São José Operário, a programação começa às 7h, com procissão saindo da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus com destino a Igreja Matriz, na chegada haverá Santa Missa dos trabalhadores com a benção das carteiras, presidida pelo Pároco Padre Ailton Melo Teixeira. A missa de encerramento da festividade será às 19h, também presidida pelo Padre Ailton, em seguida haverá programação cultural.

São José é celebrado também no dia 19 de março, como padroeiro da família e dos pais e patrono da Igreja Católica.  Nas paróquias de São José nos bairros de Canudos, no Umarizal, Águas Lindas e no distrito de Outeiro haverá Missa Solene na quarta-feira, 1 de maio.

Na Paróquia São José – Umarizal (Rua Domingos Marreiros,104, Umarizal), haverá missa às 6h30 e às 19h.

Na Paróquia São José de Queluz – Canudos (Rua Cipriano Santos, 311), a programação contará com missa às 6h30 e às 19h.

Na Paróquia São José Esposo de Maria – Distrito de Outeiro (rua Flamengo, s/n, bairro do Água Boa, Ilha de Caratateua), haverá missa às 19h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Já na Paróquia São José dos Verdejantes – Águas Lindas (Conjunto Verdejantes, travessa terceira, s/n), a Missa Solene será às 19h.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]Grupo whatsapp Festividades ArqBelém