Dia de Santa Luzia
12/12/2023

Nesta quarta-feira, 13, a Igreja Católica celebra a Virgem e Mártir Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. As celebrações na Arquidiocese de Belém serão realizadas nas paróquias de  Santa Luzia, no bairro do Jurunas, e Santa Luzia do Bom Futuro, na Cabanagem.

Na Paróquia Santa Luzia (localizada na rua dos Pariquis, 182 – Jurunas), a festividade, sob o tema “Santa Luzia, discípula missionária, com coração ardente e pés a caminho”,  começou no dia 1 e segue até o dia 13.

A programação do dia da padroeira, 13 de dezembro, apresenta missas celebradas por padres convidados em diversos horários: 6h (Vigário Paroquial, Padre Flavio Piccolin), 8h (Conego Roberto Cavalli), 10h (Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta de Pedras), 12h (Dom Raimundo Possidônio, Bispo Coadjutor de Bragança), 15h (Padre Ederaldo da Mata Pároco da Paróquia São Francisco – Icoaraci) e 17h (Padre Romeu Ferreira, Pároco do Santuário Santa Rita de Cássia).

A missa de encerramento, às 19h, será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida de programação cultural.

Na Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro (localizada na rua Bragança, 103 – Cabanagem), a celebração iniciou em 4 de dezembro e segue até o dia13, com o tema “Glória a Deus no mais Alto dos Céus e Paz na Terra aos Homens por Ele Amados”.

No dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, a programação começa às 19h com a Procissão Luminosa partindo da Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Rua São Domingos, 36, Cabanagem) em direção à Igreja Matriz. A chegada da procissão será seguida por uma Missa Solene conduzida pelo Pároco Padre Francisco Valter Lopes e encerramento com atividades culturais.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará