Dia de Nossa Senhora de Lourdes
09/02/2024

Neste domingo (11), a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes, data também escolhida por São João Paulo II, em 1992, para dedicar ao Dia Mundial dos Enfermos. Na Arquidiocese de Belém as comemorações serão nas igrejas  de Nossa Senhora de Lourdes em Belém e Ananindeua.

Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua São Luís, 204 – Quarenta Horas, Coqueiro – Ananindeua), a festividade começou no dia 3 e segue até o dia até 12 de fevereiro, com o tema “Na mensagem de Lourdes, um tesouro a descobrir” e conta com Santa Missa todos os dias, às 19h, seguida de programação cultural.

No sábado (11), dia da padroeira, a programação começa às 7h, com missa, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.  A Procissão será às 18h, saindo Comunidade Nossa Senhora Aparecida com destino a Igreja Matriz, na chegada haverá Missa Solene presidida pelo  Pároco, Padre Jefferson Miranda. Em seguida terá programação cultural

Na Capela de Lourdes (Av. Governador José Malcher,1169, Nazaré) pertencente à Paróquia São José, a festividade iniciou no dia 30 de janeiro e segue até o dia 11 de fevereiro, com o tema “Com Nossa Senhora de Lourdes queremos ser uma Igreja Missionária”.  A programação conta com missa às 18h30 e programação cultural.

No domingo (11) dia da Padroeira a programação começa às 7h com missas e bênção dos enfermos, celebrada pelo Padre Lucas, da Comunidade Sementes do Verbo. Às 9h a Missa Solene será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. Em seguida sairá a procissão que percorrerá Av. Governador José Malcher, Travessa Dom Romualdo de Seixas, Rua Domingos Marreiros, Av, Generalíssimo Deodoro, José Malcher até a capela.

A Solene Missa das 12h, será presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e às 19h será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

História – A devoção de Lourdes iniciou na França no ano de 1858. Ao aparecer a uma menina analfabeta que estava no ofício diário de recolher lenha para aquecer e espantar o frio em sua casa, a ‘’senhora iluminada’’ aparece numa gruta e conversa com a menina de nome Bernadete. Entres outros diálogos nas 18 aparições, pede que a menina de 14 anos cave no chão daquela gruta, assim fazendo, Bernadete viu surgir uma fonte de águas límpidas que atrairia milhares de pessoas, e que até hoje continua a levá-las a Lourdes buscando a cura do corpo e da alma.

Em sua mensagem, o pedido de que a humanidade fizesse sem cessar penitência e entregasse em oração pelos pecadores. Nossa Senhora de Lourdes é hoje um dos títulos marianos mais venerados no mundo, buscada sobretudo pelos enfermos que almejam, para si, a cura de suas enfermidades.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM