Dia de Nossa Senhora de Lourdes
09/02/2023

A Igreja católica festeja neste sábado, dia 11 de fevereiro, o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes, e por esse motivo São João Paulo II em 1992, escolheu a data para que também fosse dedicada aos enfermos. Na Arquidiocese de Belém as comemorações serão nas Igrejas dedicadas a Santa nos bairros do Quarenta Horas, Nazaré e Castanheira.

Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua São Luís, 204 – Quarenta Horas – Ananindeua), a festividade tem com o tema “Nossa Senhora de Lourdes nos conduza à fonte de água viva!”, começou no dia 4 e segue até o dia até 12 de fevereiro, sempre com Santa Missa às 19h, seguida de programação cultural.

No sábado (11), dia da padroeira, haverá missa às 8h, presidida pelo pároco, Padre José de Paulo Viana, seguida de café da manhã. A Procissão será às 18h, saindo da Área Santo Expedito (Conjunto Jardim Paraíso), com destino a Igreja Matriz, na chegada haverá Missa Solene presidida pelo novo pároco.

No domingo (12) a missa de encerramento da Festividade será às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Na Capela Nossa Senhora de Lourdes (Av. Governador José Malcher,1169, Nazaré) pertencente à Paróquia São José, a festividade iniciou no dia 30 de janeiro e segue até o dia 11 de fevereiro, com o tema “Nossa Senhora de Lourdes ensina-nos a caminhar em comunhão com a Igreja Sinodal”. A programação conta com missa todos os dias às 18h30.

No dia da Padroeira (11) haverá missas com bênção dos idosos, às 6h30, presidida pelo Cônego Antônio Beltrão, Pároco da Paróquia Sant’Ana da Campina. Já às 9h a celebração com Unção dos Enfermos, será presidida pelo Padre Roberto Ademir Júnior, Pároco da Paróquia Santa Cruz.

A missa dos devotos será às 12h, com a condução do Cônego Ronaldo Menezes, Vigário Episcopal da Região Santa Cruz.

A Missa Solene será às 18h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Em seguida sairá a procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Na Capela Nossa Senhora de Lourdes (Passagem Jarbas Passarinho 673, Castanheira) pertencente à Paróquia Imaculada Conceição, a festividade tem com o tema “Nossa Senhora de Lourdes modelo e testemunha da fé”, iniciou no dia 2 e segue até o próximo sábado (11), com novena e missa às 19h.

No sábado (11) dia da Padroeira, a Missa Solene será às 18h, conduzida pelo Pároco, Padre João Régis Teles. Em seguida sairá a Procissão Luminosa.