Formação da Campanha da Fraternidade 2023
08/02/2023

“Dai-lhes vós mesmo de comer”. (Mt 14,16)

A Arquidiocese de Belém realiza neste sábado (11) a formação da Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023). Com condução da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, das 7h30 às 12h, no Centro de Cultura e Formação Cristã (BR 316, Km 6).

Campanha da Fraternidade, traz como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O objetivo é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, por meio de compromissos que transformem essa situação à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

Esta será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade tem como temática o combate à fome. O tema foi trabalhado em 1975, com o lema “Repartir o pão” e em 1985, “Pão para quem tem fome”.

Formação

O momento será realizado em um único dia, das 7h30 às 12h, e é destinado aos sacerdotes, religiosos, leigos, pastorais, movimentos, grupos e serviços da Arquidiocese de Belém.

A formação será ministrada pelo Monsenhor Paulo Andreolli, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (sua ordenação e posse 15 de abril). Também farão parte o Prof. Dr. Mário Tito Barros Almeida e Irmã Maria Rejiane da Mata Dias.

O objetivo do estudo é formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível Arquidiocesano, como expressão concreta do compromisso para o alcance do objetivo da Campanha.

Abertura e lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

A campanha da Fraternidade 2023 será lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 22 de fevereiro, durante coletiva realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. – CNBB, com transmissão ao vivo pelas emissoras católicas e redes sociais.

Na Arquidiocese a abertura será no dia 25, como missa às 8h30, na Catedral Metropolitana presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo nomeado, Monsenhor Paulo Andreolli e o clero arquidiocesano.

Programação da Formação
7h30 – Acolhida
8h – Animação e Oração
8h15 – Primeira fala: “Ver a realidade da Fome” (Prof. Dr. Mário)
9h – Segunda fala:Iluminar com a luz da Palavra” (Monsenhor Paulo Andreolli)
10h – Intervalo/Animação
10h15 – Exposição do tema e na Fonte da Palavra/AGIR compromissos concretos (Irmã Maria Rejiane Dias).
11h30 – Conclusão

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém