A Arquidiocese de Belém do Pará recebe a Cruz original da Primeira Missa no Brasil, que foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, no dia 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, na Bahia, e comemora no próximo sábado 525 anos.
A cruz saiu de Portugal no dia 12 de abril, já percorreu diversas cidades brasileiras e nesta quarta-feira (23) chega à Arquidiocese de Belém e ficará até o dia 24. Os fiéis podem visitar a Cruz na Catedral Metropolitana, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e na Paróquia Santa Cruz.
A acolhida da Cruz inicia na Catedral Metropolitana (Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha) a partir das 19h30, em seguida terá Santa Missa pelo Cuidado da Casa Comum, presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém. Às 21h, haverá a Conferência “Gregem tuum, Pastor aeterne”1° missa e a instalação da Igreja no Brasil, também na Catedral, ministrada pelo Prof. Dr. João Antônio Lima (UEPA – FACBEL).
Na quinta-feira (24), o dia começa com a Santa Missa às 7h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré ( Praça Santuário). Em seguida, a Cruz seguirá na Faculdade Católica de Belém, com previsão de chegada para às 9h.
No final da manhã, a cruz da Primeira Missa no Brasil segue para a Paróquia Santa Cruz (Av. Almirante Barroso, 1743 – Marco), no, onde haverá a Santa Missa e às 12h, presidida pelo padre Padre Roberto Henriques, seguida de Exposição e Veneração da Cruz. Às 14h30, haverá a Visita à Sede da 30° Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
O evento promovido pelo Movimento “BRASIL COM FÉ – que celebra os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, de 12 a 27 de abril, são cerca de 20 cidades por onde a cruz original da Primeira Missa no Brasil está passando.
Sobre o Movimento Brasil com Fé
O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância.
A fé é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Brasileira, que assegura a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa. No entanto, atualmente, a intolerância, o desrespeito e o proselitismo agressivo ameaçam a vivência da espiritualidade, gerando exclusões e violações de direitos. Diante disso, o Brasil com
Fé busca fortalecer a cultura da paz, do respeito e da convivência harmoniosa entre todas as expressões de fé e ser contra qualquer forma de imposição religiosa, reconhecendo que a escolha da fé deve ser um ato livre e consciente, nunca imposto ou forçado, reconhecendo e respeitando quem não possui religião ou não crê e promovendo um diálogo com todos, independentemente de sua visão sobre a espiritualidade.
A fé e a cultura se entrelaçam, moldando histórias, tradições e valores que sustentam a identidade dos povos. O movimento surge para afirmar essa conexão, promovendo iniciativas que reforcem o papel da religião e da espiritualidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sem excluir aqueles que não compartilham dessa vivência, e se propõe a conectar a sociedade ao diálogo inter-religioso, à educação para a tolerância e à valorização da fé como um patrimônio imaterial da humanidade. Brasil com Fé. Pela liberdade, pela cultura, pelo respeito.
SERVIÇO:
“BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”
Datas, horários e locais:
– 23 de abril:
- 20h: Santa Missa pelo Cuidado da Casa Comum
Local: Catedral Metropolitana de Belém (Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA)
- 21h: Conferência “Gregem tuum, Pastor aeterne”: 1a missa e a instalação da Igreja no Brasil, ministrada pelo Prof. Dr. João Antônio Lima (UEPA – FACBEL)
Local: Catedral Metropolitana de Belém (Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA)
– 24 de abril
- 7h: Santa Missa
Local: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré ( Av. Nossa Senhora de Nazaré, 1300 – Nazaré, Belém – PA)
- 9h: chegará na Faculdade Católica de Belém
- 9h30: Conferência “Gregem tuum, Pastor Aeterne”: 1a missa e a instalação da Igreja no Brasil, ministrada pelo Prof. Dr. João Antônio Lima (UEPA – FACBEL)
Local: Faculdade Católica de Belém ( BR 316- Ananindeua)
- 12h: Santa Missa seguida de Exposição e Veneração da Cruz
Local: Paróquia Santa Cruz (Endereço: Av. Almirante Barroso, 1743 – Marco, Belém– PA)
- 14h30: Visita à Sede da 30a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30)
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará -Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Sugestões de entrevistados: Na Catedral (antes da missa)
- Dom Paolo Andreolli – Bispo Auxiliar da Arquidiocese
- Monsenhor Agostinho Cruz – Vigário Geral e coordenador de Pastoral – responsável pela visita da cruz em Belém
- Dr. Prof. João Antônio Lima – historiador e conferencista da noite
- Padre Omar – Reitor do Santuário do Cristo Redentor – acerca dos 525 anos e como foi idealizado o projeto Brasil com fé