Criação da Nova Área Missionária Divino Espírito Santo
29/08/2024

A Arquidiocese de Belém instala neste sábado (31) a  nova Área Missionária Divino Espírito Santo (Rua do Fio, quadra 97, número 58, Mangueirão-Belém),  e  fará parte da Região Episcopal  Coração Eucarístico de Jesus.

A cerimônia de criação será às 19h, com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém e concelebrada pelos bispos auxiliares: Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreolli, e os padres  Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. Na ocasião o Diácono Andrey Santos Lima, tomará posse como Administrador da Área Missionária.

A Área Missionária foi desmembrada das Paróquias Santa Edwiges e Cristo Redentor e contará  com seis comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Pai Eterno, Sagrada Família, Santa Maria, Santa  Rita  e São Paulo Apóstolo.

Região Episcopal  Coração Eucarístico de Jesus

A Região Episcopal  Coração Eucarístico de Jesus, foi criada por Dom Alberto Taveira Corrêa, em 20 de novembro de 2016, desmembrada da região São João Batista. Atualmente, o Vigário Episcopal é Padre Humberto Paiva, Pároco da Paróquia Cristo Redentor – Ananindeua.

Com a criação desta nova Área Missionária, a Região passará ao total de 14 paróquias: Arcanjo São Miguel, Coração Eucarístico de Jesus, Cristo Redentor, Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Edwiges, Santa Luzia do Bom Futuro, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santo Antônio de Pádua, São Clemente, São José de Anchieta, Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio e Divino Espírito Santo.

Sentido da Área Missionária

A instituição de uma área missionária é de suma importância para a Igreja Católica, conforme ressaltado em documentos papais. Tanto o Papa Paulo VI na encíclica Evangelii Nuntiandi (EN 14) quanto o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium (EG 112) enfatizaram que a missão de propagar o Evangelho é essencial para a Igreja. A criação de uma área missionária permite que a Igreja se organize e mobilize para alcançar pessoas de diversas origens, promovendo uma mensagem de fé, valores morais e adaptando-se às realidades culturais locais.

Além disso, uma área missionária desempenha um papel vital na disseminação da fé e na construção de comunidades religiosas. Ela oferece assistência espiritual e caritativa às comunidades locais, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o enriquecimento cultural. É um centro de atividades religiosas, sociais e culturais que têm um impacto profundo nas vidas das pessoas e nas sociedades em que está inserida, fortalecendo os laços entre diferentes grupos e culturas.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]