Círio e Festividade de Nossa Senhora do Carmo
07/07/2022

A Igreja Católica celebra no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas. Na Arquidiocese de Belém as homenagens começaram neste sábado (09) e seguem até o dia 17, na capital e no município de Benevides, onde Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Cidade.

Benevides

Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (Avenida Augusto Meira Filho, Benevides – PA, Brasil), a festividade será de 9 a 17 de julho com “Caminhando Juntos, com Maria, a cidade se enche de alegria”.

A programação começa neste sábado (09) com Santa Missa, às 19h, na Casa Provincial das Irmãs Doroteias, de onde sairá a trasladação do Círio de Nossa Senhora do Carmo, para a Capela de Santa Rita de Cássia.

A procissão seguirá pela rua Apolinário Mendes, rua Jorge Rossi, rua Nações Unidas, entra na Travessa das Violetas e segue até a Capela Santa Rita, no bairro das Flores. A imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo pernoita na capela.

Círio de Nossa Senhora do Carmo

No domingo (10) às 7h, haverá a Santa missa de abertura do Círio de Nossa Senhora do Carmo, na Capela Santa Rita de Cássia, no bairro das Flores, em seguida sairá a procissão.

Este ano o Círio terá um novo trajeto com objetivo de  atender mais comunidades e por medidas de segurança não passará pela BR 316.

Novo trajeto:  A procissão seguirá pela Travessa das Violetas, entra na rua Luiz Pretestato de Souza, segue pela Avenida João Fanjas até a praça Begozão, entra na Avenida Joaquim Pereira de Queiróz e segue até a igreja matriz.

Na chegada do Círio haverá a Santa Missa, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. A festividade segue até o dia 17 com celebrações religiosas e noites culturais.

No sábado (16) dia de Nossa Senhora do Carmo, terá o Círio das Criançascom missa às 7h, no Convento das Carmelitas, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.  Em seguida sairá a procissão do Convento para a Igreja Matriz. Haverá também missa às 18h30 presidida pelo Pároco Padre Hélio Fronczak.

Nossa Senhora do Carmo é a padroeira do Município de Benevides e neste dia será feriado municipal (Lei Municipal nº 194/68).

No dia 17, haverá missa às 8h, presidida pelo Pároco Padre Hélio Fronczak, em seguida Bênção dos veículos e a Imagem de Nossa Senhora do Carmo será levada em carro aberto pelas ruas do município e a noite missa de encerramento da festividade.

Em Belém

Na Igreja do Carmo, pertencente à Catedral Metropolitano (Tv. Dom Bosco, Cidade Velha), a festividade será de 13 a 16, com tema “Maria, mãe da esperança”. A programação terá tríduo às 18h30, celebrado por padres convidados, seguindo de noite gastronômica

No dia da padroeira (16), em todas as celebrações haverá benção dos escapulários, às 7h, a missa será presidida pelo cônego Roberto Cavalli, e, às 9h, pelo Cônego Silvio Trindade. Já, às 12h, a missa será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

A Santa Missa da tarde, 17h, será celebrada pelo Padre Thiago Santos, da Comunidade Sementes do Verbo, em seguida terá procissão e noite gastronômica

Devoção

A história de Nossa Senhora do Carmo e da Ordem dos Carmelitas tem grande “participação” dos profetas, e grande intervenção de Maria, que protegeu estes monges durante o Século XII quando foram perseguidos pelos muçulmanos e fugiram para a Europa, elegendo São Simão Stock como o superior geral.

São Simão Stock tem grande importância, pois enquanto ele intercedia em um terço, no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo apareceu diante dele com um escapulário em suas mãos e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo aquele que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém