Círio de Nossa Senhora da Conceição e Santa Bárbara
03/12/2021

Dezembro é um mês agraciado com várias celebrações de Círios, nas paróquias da Arquidiocese de Belém. Neste domingo, dia 05, serão realizadas as festividades em devoção a Nossa Senhora da Conceição em Mosqueiro, Outeiro, Benfica e, também, Santa Bárbara. Nos próximos dias festeja-se Nossa Senhora do Ó (12), Menino Deus (25) e Nossa Senhora de Nazaré no dia 26.

Círio Nossa Senhora da Conceição – Outeiro

Realizado no primeiro domingo de dezembro o Círio de Nossa Senhora da Conceição, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição – Outeiro (AV. Manoel Barata, 190), chega a 68° edição neste domingo (05) com tema “Salve Maria, Mãe do Redentor e esposa de São José”.A abertura oficial será no sábado (04), com Santa Missa, às 18h, presidida pelo Pároco Padre Paulo Felipe , em seguida sairá a carreata da Trasladação da Igreja Matriz para Igreja de São José.

No domingo (05), às 7h, será celebrada missa do Círio, pelo Vigário Paroquial, Padre José Gabriel, na Igreja de São José (Água Boa) e, às 8h, a saída da Carreata do Círio para Igreja matriz. Na chegada haverá missa presidida pelo Padre Agostinho Cruz, Vigário da Região Episcopal São João Batista. A festividade segue até o dia 12, com terço da alvorada, às 6h30, missas às 19h e atrações culturais todas as noites.

Círio de Nossa Senhora da Conceição – Carananduba- Mosqueiro

Também realizado no primeiro domingo, este ano sendo dia 5 de dezembro, o Círio de Nossa Senhora da Conceição, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Carananduba, que tem como tema “Maria Mãe de Cristo, exemplo de amor, compromisso e obediência a Deus” e lema “Se vocês me amam obedecerão aos meus mandamentos” (Je 14, 15).

A programação começa às 8h, com Ofício da Imaculada Conceição e, às 8h30, a missa do Círio na Comunidade São José, presidida pelo Vigário Paroquial Padre Alan Henrique. Em seguida terá a Carreata do Círio com destino a Igreja Matriz. Na chegada da carreata terá missa presidida pelo Pároco Padre Glebson Joan e o Almoço com as Comunidades. A festividade segue até o dia 8, com Ofício da Imaculada, a oração  do terço, a Santa Missa e programação cultural.

Círio de Nossa Senhora da Conceição – Benfica

Círio de Nossa Senhora da Conceição – Benfica, tem como tema “A Exemplo de Maria e José”. Na obediência e na fé queremos ser Igreja em Missão”. No domingo (05) a programação começa às 7h com a Missa de saída do Círio, na Comunidade de Santa Maria, celebrada pelo Pároco Padre Márcio. Em seguida sairá a carreata do Círio pelas ruas do município.  Na chegada da carreata haverá Santa Missa e às 19h, a missa será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro

Círio de Santa Bárbara –  Santa Bárbara

A festividade tem como tema “Sob a intercessão de Santa Bárbara e São José, caminhamos juntos na fidelidade a Jesus Cristo”. Com programação iniciando às 6h, do sábado, dia 04, data em que comemora-se a padroeira, com alvorada. Já pela noite, às 19h30, haverá Santa Missa seguida de programação cultural.

O domingo (05) começa com a Missa do Círio, às 7h30, presidida pelo Pároco Padre Francimar Ferreira e, às 9h, sairá a Carreata com a Imagem de Santa Bárbara pelas ruas do município. Pela noite, às 19h30, a missa será presidida pelo Padre Francisco Cavalcante e em seguida terá atração musical encerrando a festividade.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro