Arquidiocese promove Simpósio Teológico-Pastoral para leigos
01/03/2024

A Arquidiocese de Belém realiza através da coordenação de Pastoral, o primeiro Simpósio Teológico-Pastoral para leigos, neste final de semana no Centro de Cultura e Formação Cristã (BR 316, Km 6- Ananindeua).  O evento é resultado do Sínodo Arquidiocesano e faz parte da programação de formação do Plano de Pastoral Arquidiocesano, um programa de cunho teológico-pastoral que norteia todas as ações da Igreja.

O simpósio tem como objetivo a formação e aperfeiçoamento dos leigos e lideranças das 104 paróquias, Pastorais, Movimentos, Serviços e Novas Comunidades presentes na Arquidiocese de Belém, inscritos previamente.   O simpósio será realizado em duas etapas:  no sábado (02 de março) das 13h às 18h, e domingo (03 de março), das 8h às 12h.

De acordo com Monsenhor Agostinho Cruz, Vigário Geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o curso atende ao apelo do Papa Francisco e objetiva dinamizar a ação pastoral na Igreja de Belém. “Tendo como base a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, temos a missão de levar todas as pessoas ao encontro pessoal com Jesus Cristo, assumindo sua própria história, tornando-se verdadeiros discípulos-missionários nos locais onde servem e nas pastorais onde atuam”, afirmou.

A programação conta com conferências em temas inspirados na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, do Papa Francisco, e será abordada por sacerdotes da Arquidiocese de Belém. Confira a programação completa abaixo.

Programação:

SÁBADO (02 de março)

13h às 13h30 – Credenciamento e Acolhida

13h30h às 14h40 -“Evangelli Gaudium, olhar para a frente e para o alto” – Padre Glaudemir Simplicio de Lima

14h40 às 15h30h – “Evangelizadores com Espírito “- Padre Ivan Conceição

15h30 às 16h -Intervalo

16h às 16h50 -Evangelli Gaudium, entre os desafios do mundo atual e as tentações dos agentes de pastorais – Prof. Mário Tito

16h50 às 17h35 -“Anúncio do Evangelho”- Irmã. Maria Vanderlane,

17h35  Considerações finais – Monsenhor Agostinho Cruz

DOMINGO (03 de março)

7h30h às 08h:   Acolhida

08h às 08h50:   “A dimensão social da evangelização” –  Diácono Alexandre Maia Martos