Festividade em honra a Padroeira da Arquidiocese e de Belém
24/08/2018

A Catedral Metropolitana de Belém realizar a partir deste domingo (26) a festividade em honra a Santa Maria de Belém, padroeira da capital paraense e da Arquidiocese de Belém, com tema “Maria, discípula fiel do Senhor”.

A programação da festividade começa cedo com caminhada, às 8h, pelas principais ruas da Cidade Velha. A noite será celebrada missa solene de abertura da festividade, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém. Após a celebração terá Arraial Cultural e show, na primeira noite será com comidas típicas do Pará.

Durante a semana de 27 a 31 de agosto, a programação contará com oração de consagração a Nossa Senhora, às 18h30, seguida de Santa Missa, às 19h, e programação cultural na área externa da Catedral. Na quarta-feira 29, a santa missa será celebrada por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém.

No Sábado dia primeiro de setembro, data em que celebramos Santa Maria de Belém, a programação começará às 8h, com missa dos enfermos, já às 18h terá a procissão, com imagem de Santa Maria de Belém, pelas ruas da Cidade Velha.

Na chegada da procissão terá a missa solene presidida pelo Cônego Roberto Cavalli Júnior, Cura da Catedral, em seguida terá Arraial Cultural com noite Abaetetubense com venda de comidas típicas e show.

A Festividade encerra no domingo (2) e terá missa às 7h, 9h e 17h. Já às 18h terá oração das Vésperas Solenes e às 19h missa de encerramento, presidida pelo Cônego Roberto. Após a missa terá a última noite de Arraial Cultural e fechamento com queima de fogos.

PROGRAMAÇÃO DA FESTIVIDADE
26/08 (domingo) 08h – Caminhada de Abertura da Festividade – saída frente a Catedral 19h – Missa Solene de Abertura da Festividade – presidida por Dom Alberto 20h – Festividade, Arraial (Noite Paraense), Show com Mahrco Monteiro
27/08 (segunda) 18h30 – Consagração 19h – Missa para Cura e Libertação presidida pelo Padre Agostinho Cruz (Pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças- Icoaraci) 20h – Festividade, Arraial (Noite dos Moradores e Ex Moradores da Cidade Velha), Show com Ministério Vida e Cruz
28/08 (terça) 18h30 – Consagração 19h – Missa presidida pelo Monsenhor Raimundo Possidônio (Vigário Geral da Arquidiocese e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima) 20h – Festividade, Arraial e Show com Cleide Moraes e Pinduca
29/08 (quarta) 18h30 – Consagração 19h – Missa presidida por Dom Irineu Roman (Bispo Auxiliar de Belém) 20h – Festividade, Arraial e Show com Banda Tom 4, Com Beto & Nil
30/08 (quinta) 18h30 – Consagração 19h – Missa presidida pelo Cônego José Gonçalo (Vigário da Região Episcopal Sant’Ana) 20h – Festividade, Arraial (Noite Árabe), Apresentação de Danças da Cultura Árabe e Show com a Banda Orlando Pereira
31/08 (sexta) 08h – Saída da carreata em frente à Catedral para Câmara Municipal 09h – Missa Solene no Plenário da Câmara Municipal de Belém (CMB) 18h30 – Consagração 19h00 – Missa presidida pelo Cônego Vladian Alves (Reitor do Seminário São Pio X) 20h – Festividade, Arraial (Noite Portuguesa), Show com Marquinho e Banda
01/09 (Sábado) Dia de Santa Maria de Belém 08h00 – Missa dos Enfermos 18h – Procissão pelas ruas da Cidade Velha 19h – Missa Solene presidida pelo Cônego Roberto (Cura da Catedral) 20h – Festividade, Arraial (Noite Abaetetubense), Show com Banda Fruta Quente
02 /09 (domingo) 07h, 09h, 17h – Missa 18h15 – Vésperas Solenes 19h – Missa de Encerramento, presidida pelo Cônego Roberto (Cura da Sé) 20h – Festividade, Arraial (Noite Muaná), Show com Sandro Aragão e Ministério Chagas de Cristo Após o show – Encerramento da Festividade com queima de fogos.