Celebrações da Missa de Quarta-feira de Cinzas
09/02/2018

Na próxima quarta-feira (14) a Igreja Católica celebra a Missa de Quarta-feira de Cinzas, gesto de imposição das cinzas como sinal de penitência, no sentido de conversão que marca o início da Quaresma, período no qual é recomendo a prática da oração, penitência e jejum, momento de reflexão em preparação para Páscoa do Senhor.

Na Arquidiocese de Belém as Celebrações da Missa de Quarta-feira de Cinzas serão celebradas nas sete Regiões Episcopais. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebrará 19h, na Catedral Metropolitana, já Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, às 9h celebra Missa na Ilha de Itacoã, pela Pastoral das Ilhas.

Rito Imposição das Cinzas

Durante a celebração após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (Cf. Mt 6,1-18), é feito o rito da benção e imposição das cinzas, que são preparadas com os ramos que foram abençoados no Domingo de ramos do ano anterior, como sinal de penitência, no sentido de conversão. A conversão consiste, sobretudo, no reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras.

No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus. Pode-se usar também a fórmula tradicional: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. Numa das orações de bênção das cinzas se diz: “Reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado”.

HORÁRIO DE MISSA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NAS PARÓQUIAS

Paróquia da Divina Providência

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cidade Velha

Missa às 19h